No próximo fim de semana de 30 de agosto a 1 de setembro entramos numa sequência de três rondas de MotoGP em solo europeu, antes da viagem do paddock para a denominada ronda asiática. A primeira deste trio de rondas europeias da categoria rainha será disputada em Motorland Aragón, o Grande Prémio de Aragão.
O circuito foi amplamente renovado tendo em vista a realização do Grande Prémio de Aragão de 2024, nomeadamente ao nível da instalação de novos corretores, mas, principalmente, a aplicação de um novo tapete de asfalto.
Estas modificações no circuito espanhol motivam especiais expectativas para os pilotos e equipas de MotoGP, e também para os fabricantes de pneus Michelin e Pirelli (Moto2 e Moto3), que vão enfrentar no próximo fim de semana um desafio desconhecido e que no caso da Pirelli levou mesmo a marca italiana a anunciar uma quantidade alargada de pneus para os pilotos.
Em termos competitivos, teremos novamente as atenções centradas na luta pelo título de MotoGP.
Depois da visita ao Red Bull Ring, temos Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) novamente a liderar a corrida ao título, agora com vantagem de cinco pontos para Jorge Martin (Prima Pramac Ducati). Outra Ducati da equipa de fábrica, a de Enea Bastianini, ocupa a terceira posição, mas já a mais de 60 pontos do bicampeão e seu companheiro de equipa.
Este trio de pilotos é aquele que mais parece ter condições de ocupar os lugares de pódio, até atendendo às últimas corridas, mas em Motorland Aragón é preciso não descartar as capacidades de Marc Márquez (Gresini Racing) no traçado onde já venceu tantas vezes. Ainda para mais sabendo-se que o oito vezes campeão do Mundo revela uma particular apetência para vencer em traçados onde se circular em sentido anti-horário.
Para os portugueses, claro está, a maior atenção será dada a Miguel Oliveira. O luso da Trackhouse Racing continua a sofrer para ser competitivo aos comandos da Aprilia RS-GP24, que conta agora com um pacote aerodinâmico atualizado.
Mas para além dos problemas que Miguel Oliveira enfrentará em pista, a verdade é que ao longo dos próximos dias no Grande Prémio de Aragão esperamos conseguir, finalmente, ter a confirmação sobre qual o futuro do piloto português.
Tudo continua a indicar que será a Pramac Racing e Yamaha, mas a verdade é que o anúncio oficial desse acordo continua a não surgir.
E para não perder nada do que acontecer em pista, deixamos de seguida os horários completos para os três dias em Motorland Aragón.
Grande Prémio de Aragão – Horários
Sexta-feira 30 de agosto
08H00 – 08H35 – Moto3 – Treino Livre
08H50 – 09H30 – Moto2 – Treino Livre
09H45 – 10H30 – MotoGP – Treino Livre 1
12H15 – 12H50 – Moto3 – Treino 1
13H05 – 13H45 – Moto2 – Treino 1
14H00 – 15H00 – MotoGP – Treino
Sábado 31 de agosto
07h40 – 08H10 – Moto3 – Treino 2
08H25 – 08h55 – Moto2 – Treino 2
09H10 – 09H40 – MotoGP – Treino Livre 2
09H50 – 10H05 – MotoGP – Qualificação 1
10H15 – 10H30 – MotoGP – Qualificação 2
11H50 – 12H05 – Moto3 – Qualificação 1
12H15 – 12H30 – Moto3 – Qualificação 2
12H45 – 13H00 – Moto2 – Qualificação 1
13H10 – 13H25 – Moto2 – Qualificação 2
14H00 – MotoGP – corrida Sprint (11 voltas)
Domingo 1 de setembro
08H40 – 08H50 – MotoGP – Warm Up
10H00 – Moto3 – Corrida (17 voltas)
11H15 – Moto2 – Corrida (19 voltas)
13H00 – MotoGP – Corrida (23 voltas)
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