Podemos dizer que chegou o fim de uma era no campeonato americano de Flat Track, e na modalidade em geral, pois a Indian Motorcycle, por força de novos regulamentos que vão servir de ‘lei’ no Campeonato Americano Flat Track, foi obrigada a despedir-se da conhecida e vitoriosa FTR750.
Criada para competir em 2016 e trazer oficialmente de volta a Indian Motorcycle ao mundo do Flat Track, depois de mais de seis décadas de ausência, a FTR750 tornou-se na moto a bater por toda a concorrência.
Como prova disso podemos destacar um legado que se cifra em nada menos do que sete títulos SuperTwins e mais de 100 vitórias em 135 corridas disputadas. A FTR750 transformou-se na moto mais dominadora da modalidade no campeonato americano de Flat Track.
Revisitando a história original da denominada Indian Wrecking Crew, esta moto puramente criada para o mundo da competição revolucionou o cenário do Flat Track, inspirando pilotos, mas, principalmente, colocando os fãs novamente focados nestas provas sempre espetaculares, e que rapidamente ganharam maior destaque a nível internacional.
Quando faltam disputar três rondas da temporada 2024 do campeonato, a Indian FTR750 tem um rácio de vitórias de 75%, fruto de 101 vitórias conquistadas em 135 corridas em que participou. No total, podemos realçar os 286 pódios, e um recorde assinalável de campeonatos conquistados desde 2017 na classe principal do Flat Track americano.
A moto americana ajudou o piloto Jared Mees a conquistar, para já, cinco títulos SuperTwins. E o piloto que ajudou no renascimento da Indian Wrecking Crew está agora a procurar conquistar o seu sexto título aos comandos da FTR750, o que a conseguir será o seu décimo título na carreira.
Refira-se que a três corridas do fim do campeonato, Mees tem uma vantagem de seis pontos para o perseguidor mais direto.
Mas o líder do campeonato não foi o único a competir com a Indian FTR750. Na verdade, nada menos do que 45 pilotos tiveram a oportunidade de competir desde 2017 no Flat Track aos comandos desta moto de competição, o que revela bem a preferência dada pelos pilotos a competir com a Indian Motorcycle.
O fim da era de domínio da FTR750 é ditado pela reformulação dos regulamentos técnicos do Campeonato Americano Flat Track.
Nomeadamente a necessidade de as motos que competem utilizarem motores de produção, o que, tendo em vista o formato ‘protótipo’ do motor desta moto, coloca a FTR750 na lista de modelos que não podem competir, e por isso deixará de ser vista nas pistas.
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