Está fechada a atividade em pista no Motorland Aragón neste primeiro dia de Grande Prémio de Aragão de 2024. Os pilotos de MotoGP, depois de uma sessão matinal onde puderam descobrir as particularidades do novo tapete de asfalto do traçado espanhol, regressaram à pista esta tarde.
No Treino da categoria rainha vimos Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) a ser o 10º mais rápido, enquanto o oito vezes campeão mundial Marc Márquez (Gresini Racing) destruiu por completo o recorde do circuito e foi, claro, o mais rápido do dia.
Quanto ao piloto português, e depois das boas indicações que deu no Treino Livre 1 com que abriu o GP de Aragão, nomeadamente ao ser o 7º mais rápido da manhã, o regresso à pista da parte da tarde colocou o #88 em maiores dificuldades para se acercar dos lugares de topo da tabela de tempos de MotoGP.
Miguel Oliveira esteve grande parte da sessão de Treino da tarde nos lugares mais discretos, começando a ascender na classificação quando o cronómetro anunciava que estávamos nos dez minutos finais.
O piloto da Trackhouse Racing esteve fora do ‘Top 10’ e da entrada direta na Qualificação 2 de MotoGP até aos cinco minutos finais, ocupando o 19º lugar na tabela de tempos. A partir daí passou ao ataque ao cronómetro, e já quando estávamos a menos de dois minutos da bandeira de xadrez e fim de Treino, Miguel Oliveira entrou nos lugares de acesso à Q2.
Com o passar dos minutos desceu de 5º a 10º, o que o deixava em perigo de não conseguir essa passagem direta à Q2 de MotoGP. Porém, a poucos segundos do fim da sessão, uma queda de Jack Miller (Red Bull KTM Factory) na última curva do Motorland Aragón, impediu vários pilotos de melhorarem os seus tempos.
Com isto vimos Miguel Oliveira ser mesmo o 10º mais rápido em pista, e ajudou a Aprilia a conseguir colocar todos os seus pilotos na Q2 de forma direta neste Grande Prémio de Aragão.
Na performance do português da Trackhouse Racing, e conforme já tínhamos realçado na crónica do Treino Livre 1 desta manhã, voltamos a destacar a velocidade que a Aprilia RS-GP24 #88 está a conseguir alcançar na longa reta do Motorland Aragón, o que facilita a vida de Miguel Oliveira. Isso mesmo é comprovado pelo facto de o português ser o segundo piloto mais rápido no quarto setor do traçado… apenas batido por Marc Márquez.
Foto @ Gold & Goose / Red Bull Content Pool
O piloto da Gresini Racing está ao seu melhor nível em termos de pilotagem no circuito Motorland Aragón. Aos comandos de uma Ducati Desmosedici GP23, Marc Márquez voltou a ser o mais rápido em pista, e consegue-o com uma volta em 1m45.801s.
Este tempo significa que Márquez é agora o novo recordista absoluto de MotoGP neste circuito, e destruiu o anterior recorde, que era de Francesco Bagnaia (em 2022), ao ser 0.268s mais rápido para completar uma volta completa.
Tendo em conta que estamos apenas no primeiro dia do GP de Aragão e o asfalto ainda não estará nas suas condições ideais de aderência, podemos antever tempos ‘canhão’ na qualificação de amanhã.
Marc Márquez já não liderava as duas primeiras sessões de treino de MotoGP num Grande Prémio desde o GP das Américas de 2021. O espanhol perfila-se como o mais forte candidato a vencer as corridas deste fim de semana.
Porém, terá de enfrentar uma forte concorrência.
As duas Aprilia Racing – Aleix Espargaró e Maverick Viñales – reencontraram a forma de outros tempos e fecharam o primeiro dia em 2º e 3º, respetivamente, enquanto Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) voltou a ser mais rápido do que Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), embora desta feita o bicampeão de MotoGP não tenha sido penúltimo, conforme pode verificar nos resultados que publicamos mais abaixo.
Foto @ Gold & Goose / Red Bull Content Pool
Neste primeiro dia em Aragão é impossível não destacar a prestação do francês Johann Zarco.
O piloto da Castrol Honda LCR chegou a ter o melhor tempo do Treino, colocando, de forma surpreendente, a Honda RC213V na discussão pelos melhores lugares. Viria a descer algumas posições antes do fim da sessão da tarde, mas ainda assim Zarco foi 8º, e está diretamente na Q2 de MotoGP.
Uma Honda na Q2, pelo menos de forma direta, nesta temporada 2024 da categoria rainha é algo que nunca se tinha visto até agora. E por isso aguarda-se com alguma expectativa o que Johann Zarco será capaz de alcançar na decisiva qualificação para o Grande Prémio de Aragão.
Quer saber quais são os horários completos do Grande Prémio de Aragão? Então apenas tem de clicar aqui !
Foto @ Gold & Goose / Red Bull Content Pool
Resultados do Treino do Grande Prémio de Aragão de MotoGP
1 – Marc Márquez (Gresini Racing) – 1m45.801s
2 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m46.073s
3 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m46.117s
4 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m46.379s
5 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m46.406s
6 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m46.591s
7 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) – 1m46.705s
8 – Johann Zarco (Castrol Honda LCR) – 1m46.732s
9 – Raul Fernandez (Trackhouse Racing) – 1m46.840s
10 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) – 1m46.855s
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!
O conteúdo MotoGP 2024 Aragão – Miguel Oliveira passa direto à Q2 e Marc Márquez destrói o recorde! aparece primeiro em MOTOJORNAL.