Foi, como se costuma dizer, uma vitória ‘sem espinhas’ para Marc Márquez. O piloto da Gresini Racing, depois de dominar em absoluto os treinos e qualificação, e depois de vencer sem grande dificuldade a Sprint de sábado, confirmou em absoluto o favoritismo que lhe era atribuído para a corrida principal de domingo do Grande Prémio de Aragão de MotoGP.
Com 23 voltas para cumprir ao circuito Motorland Aragón e boas condições climatéricas, a corrida deste domingo da categoria rainha no traçado espanhol tinha diversos motivos de interesse.
Entre eles perceber se Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) conseguiria na corrida principal confirmar a prestação muito positiva de sábado, em que foi 5º. Mas a verdade é que pese embora estivesse perto da posição, rodando em 6º desde o início da corrida, Miguel Oliveira viria a nem sequer cumprir uma volta completa.
Na chegada à última curva do Motorland Aragón, Miguel Oliveira viria a ver a frente da sua Aprilia RS-GP24 ‘fugir’ do controlo, perdendo aderência, e o português a partir desse momento não teve qualquer hipótese de evitar a queda.
Isto significou, claro, que o abandono era inevitável, com o #88 a mostrar de imediato a sua insatisfação pelo erro que cometeu e o impediu de estar na luta, novamente, pelas melhores posições numa corrida de MotoGP do Grande Prémio de Aragão.
Com Miguel Oliveira fora de corrida, e pouco depois com outro dos pilotos que esteve em grande plano na Sprint também a cair e abandonar, neste caso Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), as atenções estavam totalmente centradas no que iria fazer Marc Márquez.
O ‘rei’ de Aragão estava decidido a completar um fim de semana perfeito. Desde o momento em que os semáforos apagaram, o #93 da Gresini Racing saltou para a liderança arrancando da “pole position”, e a partir daí fugiu de todos os adversários não dando qualquer hipótese.
Foi uma corrida perfeita para o oito vezes campeão do mundo, que depois de uma primeira metade de corrida a rodar no segundo 48 de forma constante, abriu uma margem muito grande para o seu mais direto perseguidor, Jorge Martin (Prima Pramac Ducati).
Marc Márquez consegue então regressar às vitórias ao domingo. A última vez que tinha vencido foi em 2021, no Grande Prémio da Emília Romana, ainda com a Repsol Honda. O piloto espanhol esteve sem conseguir subir ao degrau mais alto do pódio 1043 dias. Foi também a primeira vitória de Marc com a Ducati Desmosedici na corrida principal de um Grande Prémio de MotoGP, e a sua 60ª vitória na categoria rainha.
Com o piloto da Gresini Racing a dominar esta corrida de Aragão isolado, as atenções viraram-se para as lutas pelas posições seguintes.
Jorge Martin ainda sentiu algumas dificuldades para passar por Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3), com o “rookie” espanhol desta feita a conseguir manter o 2º lugar após o arranque. Mas o ‘Martinator’ estava mais rápido, pressionou várias vezes, inclusive num momento mais intenso no ‘saca rolhas’ do Motorland Aragón.
Acosta resistiu até onde conseguiu, mas Martin aproveitou a potência da sua Ducati Desmosedici GP24 para passar pelo compatriota da GasGas RC16 no final da longa reta do circuito. Na travagem para a entrada na última curva, precisamente no ponto em que Miguel Oliveira sofreu a queda, o vice-campeão e líder do campeonato conseguiu concretizar a ultrapassagem.
Jorge Martin subiu então a 2º, e assim que teve ‘ar limpo’ pela frente, o espanhol da Prima Pramac Ducati rapidamente ganhou vantagem sobre os pilotos nas posições seguintes deixando Acosta em luta direta com Alex Márquez (Gresini Racing), Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati), Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) e Brad Binder (Red Bull KTM Factory).
A discussão pelo terceiro lugar nesta corrida do Grande Prémio de Aragão rapidamente aqueceu.
Alex Márquez não demorou muito a subir ao último lugar de pódio, nomeadamente concretizando a ultrapassagem a Acosta na quarta volta. O mais novo dos irmãos Márquez também conseguiu rapidamente escapar e parecia ter a sua posição controlada. Mas numa corrida longa tudo pode acontecer, como acabou por se verificar.
Bagnaia, que inicialmente parecia estar em muitas dificuldades, tal como na Sprint, conseguiu dar a volta à sua corrida e passou a sentir-se mais confortável ao ponto de decidir atacar o 4º lugar de Pedro Acosta. O objetivo era, claro, minimizar a perda de pontos para Jorge Martin.
Bagnaia consegue, à 11ª volta, concretizar a ultrapassagem sobre Acosta e também ele consegue fugir ao piloto da GasGas.
Por esta altura Alex Márquez, pela vantagem de mais de dois segundos que tinha sobre Francesco Bagnaia, acreditaria que o pódio estava perfeitamente ao seu alcance. Porém, o bicampeão de MotoGP aumentou de forma significativa o seu ritmo por volta em comparação com o espanhol da equipa Gresini Racing.
Volta após volta a diferença foi desaparecendo, até que na 18ª volta acontece o incidente que deita por terra todas as esperanças de Bagnaia em não perder demasiados pontos para Jorge Martin.
Alex Márquez, que depois de sofrer com algumas ameaças de Bagnaia, falha a travagem ao chegar ao famoso ‘Muro’ de Motorland Aragón. Abre trajetória na saída da curva à esquerda, com Bagnaia a sentir que era o seu momento de atacar o pódio. O italiano não demorou a meter a sua Ducati ao lado da Ducati do espanhol, e na chegada à direita seguinte já Bagnaia estava mais de meia moto à frente de Alex Márquez.
A tentativa de ultrapassar por fora parecia estar a ser bem-sucedida, mas nenhum dos dois pilotos quis ceder a posição. Bagnaia fechou a trajetória na rápida curva para a direita, Alex Márquez, que estava na trajetória interior, não abrandou, ficou sem espaço, e o contacto entre ambos foi inevitável devido ao cruzamento de trajetórias.
Foi um incidente bastante aparatoso, com Francesco Bagnaia a ficar a deslizar pelo asfalto debaixo da moto de Alex Márquez. Felizmente, e depois de algum tempo a recuperar o fôlego com a ajuda dos comissários de pista, Bagnaia levantou-se e, aparentemente, não terá nenhuma lesão. Tal como Alex Márquez.
Com isto, quem mais beneficiou, e para além de Jorge Martin que viu o seu principal rival pelo título de MotoGP a não pontuar no GP de Aragão reforçando a liderança do campeonato, foi o estreante Pedro Acosta.
O piloto espanhol da Red Bull GasGas Tech3 herdou a 3ª posição, e assim ficámos com um pódio a replicar integralmente o que tínhamos visto na Sprint, numa corrida que foi, novamente, sem grandes batalhas e com os pilotos da frente a rodarem isolados uns dos outros.
Resultados do Grande Prémio de Aragão de MotoGP
1 – Marc Márquez (Gresini Racing)
2 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)
3 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3)
4 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)
5 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team)
6 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati)
7 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46)
8 – Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46)
9 – Alex Rins (Monster Energy Yamaha)
10 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory)
Classificação de MotoGP
1 – Jorge Martin – 299 pontos
2 – Francesco Bagnaia – 276 pontos
3 – Marc Márquez – 229 pontos
4 – Enea Bastianini – 228 pontos
5 – Pedro Acosta – 148 pontos
6 – Brad Binder – 145 pontos
7 – Maverick Viñales – 139 pontos
8 – Aleix Espargaró – 118 pontos
9 – Fabio di Giannantonio – 113 pontos
10 – Alex Márquez – 104 pontos
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