Depois de cumpridos os treinos e toda a preparação de pilotos e equipas na afinação das motos para a qualificação de MotoGP, o Grande Prémio de São Marino no circuito Misano World Circuit Marco Simoncelli prosseguiu esta manhã de sábado com a realização das duas sessões de qualificação da categoria rainha.
Para os portugueses as atenções centraram-se logo na Qualificação 1, pois nesta primeira ‘eliminatória’ de MotoGP tivemos a presença de Miguel Oliveira.
O piloto português da Trackhouse Racing, ao ter sido 14º no final de sexta-feira foi obrigado a enfrentar a sempre traiçoeira sessão Q1. O objetivo era claro: ser um dos dois pilotos mais rápidos em pista e com isso conseguiu passar à Q2.
Porém, as dificuldades destacadas pelo piloto de 29 anos no final do primeiro dia do GP de São Marino, nomeadamente na entrada em curva e dificuldade em usar a roda traseira para ajudar a travar, parecem continuar a fazer-se sentir neste segundo dia em Misano, um circuito que apresenta um nível de aderência elevado e isso tem vindo a afetar o comportamento da Aprilia RS-GP24.
A melhor volta de Miguel Oliveira na Q1 foi em 1m31.543s, tendo o português estado sempre longe dos tempos que garantiram os dois primeiros lugares e a passagem à Q2. Foram mais de seis décimos que separaram Miguel Oliveira da passagem à Q2 de MotoGP e inclusivamente perdeu a oportunidade de tentar uma derradeira volta rápida antes mesmo da sessão terminar.
E com isto teremos o #88 a ocupar o 18º lugar na grelha de partida para as corridas do Grande Prémio de São Marino.
Os mais rápidos nesta primeira qualificação em Misano foram Alex Márquez (Gresini Racing) e ainda Brad Binder (Red Bull KTM Factory), sendo que nos segundos finais ainda vimos Aleix Espargaró (Aprilia Racing) e Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) a tentarem destronar os dois primeiros, mas a falharem nas suas últimas tentativas.
Já na Qualificação 2 de MotoGP, o vencedor da ronda anterior em Aragão, Marc Márquez (Gresini Racing), terminou mais cedo a sua qualificação.
No momento decisivo para definir as posições finais, já a menos de três minutos da bandeira de xadrez na Q2, o oito vezes campeão do mundo não evitou uma queda na curva 15 e com isso ficou fora da discussão pela “pole position”. Marc Márquez viria a terminar com o 9º tempo.
E com um dos candidatos à vitória neste Grande Prémio de São Marino fora de ação, outros pilotos Ducati batalharam pela “pole position”.
O bicampeão do mundo Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), mesmo não estando a 100% fisicamente, como refere, não parece estar com vontade de deixar outros pilotos levarem a glória nesta que é a sua ronda de casa.
O piloto italiano parou o cronómetro em 1m30.304s logo na sua primeira volta rápida depois de regressar à pista, e ainda faltavam alguns segundos quando entrou na box da equipa italiana, confiante de que o seu tempo não seria batido, conforme se veio a verificar. É também um novo recorde do circuito.
Quem está a fazer um fim de semana muito bom, para já, é o italiano Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati). Outro dos pilotos da VR46 Academy que treina muito no circuito de Misano teve a sua melhor qualificação em muito tempo: desde o GP de Espanha em 2021 que Morbidelli não se qualificava na primeira linha da grelha de partida!
E para completar uma primeira linha totalmente ocupada por pilotos da academia de Valentino Rossi, o terceiro lugar ficou na posse de Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46).
O italiano, também a competir perto de casa, diz que se sente novamente a desfrutar de pilotar a sua Ducati, pelo que neste circuito será certamente um piloto a ter em conta para discutir os melhores lugares no Grande Prémio de São Marino.
Nesta Qualificação 2 podemos ainda realçar o 4º lugar de Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), com o espanhol desta feita a não conseguir ser dos mais rápidos, enquanto o “rookie” Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) continua a estar em bom plano ao ser o 5º mais rápido em pista.
Quer saber quais são os horários completos do Grande Prémio de São Marino de MotoGP? Então apenas tem de clicar aqui !
Resultados da Qualificação de MotoGP do GP de São Marino
1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m30.304s
2 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) – 1m30.589s
3 – Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46) – 1m30.609s
4 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m30.645s
5 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) – 1m30.656s
6 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m30.748s
7 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m30.878s
8 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) – 1m30.900s
9 – Marc Márquez (Gresini Racing) – 1m30.929s
10 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m31.054s
18 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) – 1m31.543s
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!
O conteúdo MotoGP 2024 S. Marino – Miguel Oliveira 18º na qualificação e Bagnaia na “pole” aparece primeiro em MOTOJORNAL.