Sem categoria Barato e bom também existe. A prova é o Dacia Duster bi-fuel

Barato e bom também existe. A prova é o Dacia Duster bi-fuel


A Dacia quer ser vista como uma marca que opta pelo essencial. E dar tudo o que um condutor precisa no seu dia-a-dia por um valor justo tem sido a preferência de muitos. ‘Best Value for Money’ é o lema atual da marca e depois de experimentarmos o novo Duster ficámos a perceber isso mesmo.

 

O low-cost deu lugar a uma aposta naquilo que é essencial para uma viagem do dia-a-dia ou de longa distância. O novo Duster é isso, um carro polivalente, que serve para levarmos os filhos à escolha ou para fazer uma viagem de 300 quilómetros ao fim de semana.

Bi-fuel, uma solução que deve ser (sempre) considerada

A aposta no bi-fuel (gasolina e GPL) continua a ser uma aposta da Dacia e, na nossa opinião, muito acertada. Foi este o modelo que conduzimos durante alguns dias e que nos mostrou ser possível percorrer mais de 1.000 quilómetros com os dois depósitos cheios. Os 100 cv que apresenta esta versão não deixarão ninguém em êxtase, mas também quem espera grandes sensações não escolhe esta opção. Esta versão é, sim, sinónimo de uma grande autonomia, mas também de muito bons consumos. É certo que o GPL gasta cerca de 8/l a cada 100 km, o que supera a média a gasolina deste Duster (que no nosso caso se situou nos 6,8l/100 km), mas a verdade é que o preço médio do GPL a Portugal é de 0,93 euros.

Este é, deveras, um dos pontos fortes desta versão. Além de poder ser adquirida por um preço a 19.150 euros – a versão Extreme que conduzimos é ligeiramente mais cara – no dia a dia também permite uma poupança de euros valente quando é preciso abastecer.

Tecnologia não falta

Depois, a Dacia tornou o novo Duster muito mais digital. Na versão Extreme há um painel de instrumentos de 7” e um ecrã tátil de infoentretenimento de 10,1”, que inclui quatro altifalantes e conetividade sem fios Apple CarPlay e Android Auto. Quanto ao painel de instrumentos, este é personalizável e o condutor pode escolher ver as informações que considera mais úteis. Ainda no interior há um suporte para Smartphone YouClip, duas tomadas USB C à frente e 2 atrás para alimentar até 4 dispositivos, além de um carregador sem fios na consola central.

No que diz respeito às assistências à condução, o novo Duster também conta com os essenciais, que cumprem os mais recentes requisitos europeus de segurança. Falamos da travagem automática de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de excesso de velocidade, assistência ao estacionamento traseiro ou também aviso de saída da faixa de rodagem. Todas estas ajudas são práticas e acrescentam valor à condução diária deste modelo.

Depois, não podemos falar do novo Duster sem mencionar o espaço que oferece. No habitáculo, há mais espaço no interior, graças à mudança de plataforma – especialmente em largura à frente e espaço para as pernas atrás (+30 mm). A bagageira também é mais larga e mais alta, dispondo agora de 517 litros de capacidade na versão que ensaiámos.

Sem luxos, o conforto é satisfatório e a posição de condução permite viagens de longa distância bastante tranquilas. Embora haja alguns ruídos que dispensávamos, temos de ter em conta que este é, provavelmente, o SUV que melhor apresenta uma relação/qualidade preço no mercado.

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