Sem categoria Fórmula 1 de seis rodas poderá ser visto no Estoril

Fórmula 1 de seis rodas poderá ser visto no Estoril


Lembra-se do Tyrell P34 que se estreou em 1976 no Mundial de Fórmula 1? Vai poder vê-lo no Estoril Classics, de 4 a 6 de outubro, no Autódromo Fernanda Pires da Silva, no Estoril.

 

Este foi um dos mais marcantes monolugares da Fórmula 1. Não pela sua velocidade ou títulos conquistados, mas por ter… seis rodas.

O P34 – Project 34 – foi uma ideia de Derek Gardner, numa altura em que quase todas as equipas usavam os propulsores concebidos e construídos pela Cosworth. Neste cenário, eram os chassis que procuravam fazer a diferença competitiva, e todas as equipas tentavam encontrar soluções para se imporem.

Foi desta necessidade que o engenheiro inglês abordou a possibilidade de conceber em 1975 um monolugar com seis rodas – duas normais na traseira e quatro mais pequenas na dianteira. Isto permitia um menor arrasto aerodinâmico, uma vez que os pneus de 10’ polegadas ficariam escondidos pela asa dianteira, permitindo ainda uma canalização de mais ar para asa traseira, que passava a funcionar de uma forma mais eficiente.

Porém, isto também representava peso extra e o arrefecimento dos travões dianteiros era também um problema. Ainda assim, Derek Gardner conseguiu contornar os problemas e, na quarta prova da temporada de 1976, a Tyrrell apresentou-se em Jarama, para o Grande Prémio de Espanha, com um P34. No final dessa temporada, a Tyrell alcançou uma vitória e 10 pódios, mas em 1977 as coisas não correram tão bem.

Em 1978, a formação britânica voltaria a um design convencional, com apenas quatro rodas, mas o Tyrrell P34 tinha já o seu lugar na história da Fórmula 1, como sendo o único monolugar com seis rodas a competir e, inclusivamente, a vencer um Grande Prémio.

Os bilhetes para o paddock estão já à venda, custando o ingresso diário 20 euros para sexta-feira e 35 euros para sábado e domingo. O passe para os três dias fica a 50 euros, ao passo que as crianças até aos 16 anos tem acesso livre ao paddock, desde que acompanhadas por um adulto.

Leia Também: Estoril Classics: Já há horários para o regresso dos históricos da F1

Related Post

Generated by Feedzy