Moto MotoGP – Rossi recorda 2015 e diz que nenhum campeão foi tão ‘sujo’ como Márquez

MotoGP – Rossi recorda 2015 e diz que nenhum campeão foi tão ‘sujo’ como Márquez


Já passaram muitos anos desde o polémico campeonato de 2015 de MotoGP, e que terminou com Jorge Lorenzo a bater o então companheiro de equipa Valentino Rossi numa decisão que durou até ao Grande Prémio da Comunidade Valenciana. Um campeonato em que o título de Lorenzo ficou ensombrado pelo que aconteceu entre Valentino Rossi e Marc Márquez.

E, por norma, aqui na Revista Motojornal procuramos evitar este tipo de polémicas revivalistas, ainda mais quando as situações já aconteceram há quase uma década. Porém, quando um nove vezes campeão do Mundo fala, e ainda por cima de forma tão contundente, somos obrigados a prestar atenção e a divulgar o que foi dito.

Passados quase dez anos desde que toda a polémica aconteceu, Valentino Rossi voltou atrás no tempo e recordou tudo o que, na sua opinião e de acordo com a sua versão dos factos, aconteceu nesse campeonato de 2015.

Aceitando o convite do piloto italiano Andrea Migno para participar no podcast Mig Babol, e já depois de num primeiro momento assumir a sua culpa na má relação que teve com Max Biaggi, o nove vezes campeão mundial e proprietário da equipa de MotoGP, Pertamina Enduro VR46, passou ao ‘ataque’, tendo como ‘alvo’ o oito vezes campeão do mundo Marc Márquez.

 

Apesar de num primeiro momento em que Marc Márquez chega ao Mundial a relação entre o espanhol e o italiano ser extremamente amistosa, foi em 2015 que os dois campeões entraram em choque direto… literalmente!

Pese embora os fãs se recordem rapidamente do infame momento em que Rossi e Márquez se tocam no Grande Prémio da Malásia de 2015, o antigo piloto italiano de MotoGP, ao revisitar o que aconteceu nessa temporada da categoria rainha acaba por identificar outros momentos que, na sua visão e de acordo com as suas palavras, contribuíram para que a relação de Rossi com Márquez terminasse com o italiano a definir o espanhol como o campeão “mais sujo” de todos.

No podcast que pode ser visto clicando aqui , Valentino Rossi recorda que “Sabia que em 2015 o meu maior rival para ganhar o Mundial seria o Márquez, embora também estivesse lá o Loreenzo. Na primeira corrida o Marc saiu a direito na primeira curva, e pensei que ‘começamos bem’. Consegui a vitória no Qatar e depois na Argentina contra ele. Aí começou a nossa batalha”.

Foi, de acordo com Rossi, no GP da Argentina de 2015 que a relação entre ambos se deteriorou: “Eu sempre me tinha dado bem com ele. Na curva à direita veio direto a mim para me acertar. Fez de propósito para me derrubar, porque ele não queria perder. Segui a minha trajetória, mas lamentavelmente tocámo-nos. Tu dás-me, e eu devolvo-te. E caiu”.

A temporada foi avançando, a relação foi piorando conforme a luta pelo título de MotoGP se intensificou. Rossi afirma que Marc Márquez foi fingindo que tudo estava bem.

Mas, depois, veio o Grande Prémio dos Países Baixos. No circuito de Assen, muito propício a grandes batalhas e muitas ultrapassagens, Rossi e Márquez passaram a corrida praticamente toda a trocar de posição. O piloto italiano da Yamaha respondia a todos os ataques do espanhol da Honda. E vice-versa.

Uma luta titânica que viria a terminar em polémica.

“Estivemo-nos a ultrapassar o tempo todo. Até à última curva em que ele se atirou a mim. Senti que vinha direto a mim, cruzei a chicane e ganhei. Depois, chateado, viu-me no parque fechado e disse-me: Assim é fácil ganhar. Eu perguntei-lhe o que ele queria que eu fizesse, pois ele tinha vindo direto a mim. A partir daí acabou tudo”, sendo este o momento em que Valentino Rossi identifica como a ‘gota final que fez transbordar a água do copo’.

De acordo com o italiano, a situação piorou ainda mais quando Emilio Alzamora, então empresário de Marc Márquez, decidiu tecer alguns comentários no paddock de MotoGP. Nomeadamente, diz Rossi, porque o empresário do espanhol dizia que se Márquez não ganhava o campeonato, Rossi também não ganharia.

A isto juntaram-se avisos que Rossi recebeu de alguns amigos que residiam em Espanha. Diz o italiano que “Alguns amigos meus começaram-me a dizer que tivesse cuidado com o Márquez e estivesse atento”.

Até que chegamos ao momento em que tudo aconteceu: o Grande Prémio da Malásia que ficou também conhecido como “Sepang Clash”.

Com a discussão pelo título a subir de intensidade entre os dois pilotos da Yamaha de fábrica, Rossi estava então atento ao que Marc Márquez fazia em pista. “O Márquez insistia em ver todos os meus tempos e tudo o que eu fazia. Ele já não estava na luta, apenas sobrava eu e o Lorenzo. Se estivesse a lutar pelo título, eu entenderia. Mas ele não se afastava. Há que ter respeito. É verdade que queres ganhar, mas não dessa maneira. Em Sepang chateou-me a corrida toda. Era um Mundial bonito, histórico”.

O que aconteceu nessa corrida em Sepang é sobejamente conhecido, e Rossi voltou a partilhar no podcast de Andrea Migno a sua versão dos factos. E no seguimento do que aconteceu em pista, naturalmente que os responsáveis do MotoGP não poderiam deixar todas as situações passarem impunes.

‘Il Dottore’ foi então penalizado (viria a partir de último no GP da Comunidade Valenciana), e nessa reunião em que foi penalizado, o italiano diz que estavam Marc Márquez e o seu empresário Alzamora.

Houve alguma discussão entre todos, e quando a decisão foi tomada, Rossi diz que “A minha primeira reação foi olhar para o Márquez e ele olhou para o Alzamora e sorriu, dizendo: Conseguimos, conseguimos! Eu disse-lhe que este tipo de coisas iriam pesar em toda a sua carreira”.

 

No podcast, Valentino Rossi tem, porventura, aquela que será a sua frase mais agressiva e forte sobre Marc Márquez. O italiano diz mesmo que “É um grande piloto. Um campeão. Mas nenhum entre os campeões do desporto motorizado lutou para fazer outro piloto perder, é isso que define uma linha. Normalmente, os que faziam certas coisas faziam-no para si mesmos, eram sujos para ganhar vantagem, porque queriam ganhar. Nunca ninguém foi mais sujo que ele. Sempre foi ao limite. Mas em 2015 cruzou a linha”.

Falta agora saber se as frases fortes de Valentino Rossi neste podcast terão algum efeito de distração ou provocam alguma reação em Marc Márquez, curiosamente numa altura em que o piloto espanhol entrou na discussão do título de MotoGP 2024 e enfrenta um piloto da academia de Rossi, Francesco Bagnaia.

Será esta uma nova forma de ‘Il Dottore’ aplicar os seus conhecidos “mind games”, agora estando fora das pistas, como forma de ajudar um dos seus protegidos a batalhar com um velho rival?

Refira-se que o próprio Bagnaia já se mostrou bastante incomodado com a decisão da Ducati de colocar Marc Márquez como o seu novo companheiro de equipa em 2026.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!

O conteúdo MotoGP – Rossi recorda 2015 e diz que nenhum campeão foi tão ‘sujo’ como Márquez aparece primeiro em MOTOJORNAL.

Related Post

Generated by Feedzy