Moto MotoGP 2024 Indonésia – “Highside” aparatoso deixa Miguel Oliveira em dúvida

MotoGP 2024 Indonésia – “Highside” aparatoso deixa Miguel Oliveira em dúvida


Está dado o ‘tiro de partida’ para o Grande Prémio da Indonésia de MotoGP, com a realização do Treino Livre 1 no circuito de Mandalika, onde, pese embora as previsões meteorológicas apontem para chuva, os pilotos da categoria rainha enfrentaram um asfalto escaldante a cerca de 50 graus e a temperatura ambiente de 30 graus, com o Sol a brilhar em força.

Neste TL1 de MotoGP, e num momento em que os pilotos começavam a arriscar um pouco mais na procura dos limites e os tempos começavam a baixar de forma mais notória, e infelizmente para as cores nacionais, Miguel Oliveira (Trackhouse Racing), que até tinha conseguido manter-se inicialmente no ‘Top 10’, viria a ficar fora de ação em consequência de uma queda.

Tudo aconteceu quando nos aproximávamos dos quinze minutos finais do TL1 de MotoGP, na curva 4 de Mandalika, uma sequência de curvas à esquerda.

Miguel Oliveira seguia perfeitamente dentro da trajetória, mas quando começou a acelerar para a saída da curva 4 a sua Aprilia RS-GP24 #88 acabou por sacudir com violência, literalmente cuspindo o piloto português da Trackhouse Racing pelo ar, num “highside” bastante violento e aparatoso.

Assim que caiu no asfalto, Miguel Oliveira ficou imobilizado, sentado, e do que foi percetível, agarrado ao braço e a olhar para a zona do pulso, tendo sido retirado da pista de maca.

As informações que temos neste momento em que escrevemos este artigo, confirmam que Miguel Oliveira foi transportado para o Centro Médico do circuito de Mandalika. A julgar pela reação imediata do piloto e a visita ao Centro Médico, poderemos estar perante uma lesão no braço (pulso), o que deixa Miguel Oliveira em dúvida para o que resta disputar deste Grande Prémio da Indonésia.

Aguardamos agora por novidades para poder dar uma atualização completa da situação do piloto português.

Miguel Oliveira foi mesmo a única queda a registar neste Treino Livre 1 de MotoGP. Ao longo da sessão que abriu as atividades em pista foram diversos os pilotos que passaram pelo topo da tabela de tempos.

O mais rápido de todos viria a ser Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati), que nos últimos minutos conseguiu, de forma consistente, melhorar o seu registo pessoal volta após volta, parando o cronómetro em 1m30.689s.

Morbidelli foi um de dois pilotos que conseguiram baixar para o segundo 30, tendo o outro piloto sido Maverick Viñales (Aprilia Racing), que ficou a pouco mais de duas décimas do italiano, enquanto a segunda moto da Prima Pramac Ducati, a de Jorge Martin, terminou o TL1 em terceiro na tabela de tempos.

Esta é uma tabela de tempos bastante interessante, pois ao longo do TL1 do Grande Prémio da Indonésia foi possível ver motos de todos os fabricantes a passarem pelos lugares de destaque. Isto é particularmente interessante e de realçar para as motos japonesas.

Se nas rondas de Misano a Yamaha tinha dado mostras de melhorias pelas mãos de Fabio Quartararo, em Mandalika a surpresa veio por parte da Honda que conseguiu ter em diversos momentos três dos seus quatro pilotos dentro do ‘Top 10’!

No final apenas dois conseguiram terminar nesses dez mais rápidos, nomeadamente Johann Zarco (Castrol Honda LCR) e Luca Marini (Repsol Honda). Uma prestação da Honda que merece ser destacada pela positiva. Veremos se quando o ritmo ‘apertar’ ou a chuva aparecer, se as RC213V continuam a dar mostras da sua competitividade neste fim de semana de MotoGP.

Quer saber quais são os horários completos do Grande Prémio da Indonésia de MotoGP? Então apenas tem de clicar aqui !

Resultados do Treino Livre 1 de MotoGP do GP da Indonésia

1 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) – 1m30.689s

2 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m30.910s

3 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m31.218s

4 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) – 1m31.271s

5 – Johann Zarco (Castrol Honda LCR) – 1m31.456s

6 – Marc Márquez (Gresini Racing) – 1m31.504s

7 – Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46) – 1m31.518s

8 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) – 1m31.629s

9 – Luca Marini (Repsol Honda) – 1m31.703s

10 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) – 1m31.726s

22 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) – 1m32.642s

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