Foi sob um sol radiante que se disputou este sábado a corrida Sprint de MotoGP a contar para o Grande Prémio da Malásia. Com o circuito de Mandalika a apresentar bancadas bem compostas e muitos milhares de fãs indonésios a fazerem sentir a sua paixão pela categoria rainha, a corrida curta deste fim de semana acabou por voltar a dar-nos diversos momentos mais ‘dramáticos’.
No arranque da corrida de MotoGP, e com escolhas de pneus muito diversificadas, quer entre os pilotos mais acima na grelha de partida, quer também nos pilotos do meio do pelotão, acabou por ser Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) a conseguir levar a melhor, ele que arrancou da “pole position”.
Atrás do espanhol e líder da classificação de MotoGP as trocas de posição foram muitas, com particular destaque para o arranque espetacular de Marc Márquez (Gresini Racing). O oito vezes campeão mundial arrancou de 12º, mas logo na travagem para a primeira curva conseguiu alcançar a 5ª posição!
À frente de Márquez era Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) que estava em discussão direta pela segunda posição com o “rookie” Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3), e com Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46) logo atrás.
Jorge Martin, no entanto, não conseguiu manter-se em pista. Sofreu uma queda ao perder a frente da sua Ducati na última direita do circuito de Mandalika quando se preparava para fechar a primeira volta na liderança. O espanhol ainda regressou à corrida, em último, e depois realizou uma recuperação que viria a terminar no 10º lugar nesta Sprint do Grande Prémio da Indonésia.
Martin, para além de não vencer quando parecia que tudo estava a seu favor, não somou qualquer ponto para a luta pelo título de 2024, tendo então visto a sua liderança reduzir para metade pois o seu mais direto rival acabaria por vencer.
Esse rival é Francesco Bagnaia. O italiano assumiu a liderança da corrida Sprint com a queda de Martin, e a partir daí não mais perdeu essa posição.
O bicampeão do Mundo ainda foi sofrendo a pressão de Marco Bezzechi durante algumas voltas, que, entretanto, tinha passado por Acosta obrigando o espanhol da GasGas a abrir mais a trajetória, o que permitiu a Marc Márquez subir a 3º e com Acosta a descer de uma só vez de 3º a 5º.
Um pouco mais atrás vinha agora Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team). O italiano estava mais rápido que os pilotos à sua frente, e queria, claramente, manter-se na senda das vitórias. O #23 não demorou a passar por Pedro Acosta, e a partir daí foi reduzindo a diferença para os três primeiros até se juntar a Marc Márquez.
Entretanto, Bezzecchi estava mais rápido do que Bagnaia.
O piloto da Pertamina Enduro VR46 estava à procura de forma de passar pelo seu compatriota e também piloto da VR46 Academy, mas o bicampeão foi fechando as trajetórias. Até que na 7ª volta desta Sprint de MotoGP, Marco Bezzecchi leva longe demais os seus intentos, trava no limite, quase toca na traseira de Bagnaia, e acaba por sair em frente para a escapatória do circuito de Mandalika.
Não caiu, mas ficou demasiado atrasado quando reentrou em pista para discutir as três primeiras posições. Bezzecchi foi então o 4º classificado este sábado no GP da Indonésia.
Na frente da corrida Francesco Bagnaia manteve a calma, e não deixou que Marc Márquez, que com o erro de Bezzecchi tinha subido a 2º, o pudesse atacar. O italiano foi respondendo aos ataques do espanhol, enquanto Enea Bastianini começava a pressionar o piloto da Gresini Racing nas últimas voltas.
Com Bagnaia sem cometer erros, acabaria por ser Bastianini a passar por Márquez na penúltima volta, com o espanhol a não conseguir ter argumentos para responder ao ataque do italiano que vai substituir na equipa de fábrica da Ducati a partir de 2025. Bastianini viria mesmo a conseguir recupera a diferença que o separava do seu companheiro de equipa.
Mas Francesco Bagnaia não desperdiçou a oportunidade oferecida por Jorge Martin, venceu novamente uma corrida Sprint de MotoGP nesta temporada 2024, e fechou o segundo dia do Grande Prémio da Indonésia no degrau mais alto do pódio, reduzindo para metade a diferença pontual que o separa de Jorge Martin no campeonato.
Já Enea Bastianini voltou a mostrar uma rapidez incrível nas últimas voltas e ofereceu, com o seu 2º lugar, a dobradinha à Ducati Lenovo Team, num pódio totalmente fechado pelas motos de Borgo Panigale, pois Marc Márquez foi o 3º classificado.
Nesta corrida Sprint de MotoGP destacamos ainda a intensa batalha pelos restantes lugares do ‘Top 10’, com trocas de posição constantes num grupo que animou bastante a corrida a discutir as posições do 6º ao 9º lugar. Neste grupo realçamos a presença de Johann Zarco (Castrol Honda LCR), que conseguiu fechar a corrida em 8º e com isso somou dois pontos.
Um bom indicador do piloto da Honda, num fim de semana em que tem mostrado estar mais perto das motos mais competitivas.
Quer saber quais são os horários do Grande Prémio da Indonésia? Então apenas tem de clicar aqui !
Resultados da Sprint de MotoGP do GP da Indonésia
1 – Francesco Bagnaia
2 – Enea Bastianini
3 – Marc Márquez
4 – Marco Bezzecchi
5- Franco Morbidelli
6 – Pedro Acosta
7 – Maverick Viñales
8 – Johann Zarco
9 – Fabio di Giannantonio
10 – Jorge Martin
Classificação de MotoGP
1 – Jorge Martin – 341 pontos
2 – Francesco Bagnaia – 329 pontos
3 – Enea Bastianini – 291 pontos
4 – Marc Márquez – 288 pontos
5 – Brad Binder – 165 pontos
6 – Pedro Acosta – 161 pontos
7 – Maverick Viñales – 152 pontos
8 – Aleix Espargaró – 127 pontos
9 – Fabio di Giannantonio – 122 pontos
10 – Alex Márquez – 121 pontos
14 – Miguel Oliveira – 71 pontos
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!
O conteúdo MotoGP 2024 Indonésia – Bagnaia vence a Sprint e aproveita ao máximo a queda de Martin aparece primeiro em MOTOJORNAL.