Moto MotoGP 2024 Japão – Bagnaia vence a Sprint depois de Acosta cair quando liderava

MotoGP 2024 Japão – Bagnaia vence a Sprint depois de Acosta cair quando liderava


Já depois de realizada a Qualificação de MotoGP a contar para o Grande Prémio do Japão, em que Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) foi o mais rápido e com novo recorde absoluto do circuito Mobility Resort Motegi aproveitando a volta cancelada a Marc Márquez (Gresini Racing) por exceder os limites de pista, e com Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) a arrancar de 11º depois de cair nessa Q2, realizou-se esta tarde (hora japonesa) a corrida Sprint da categoria rainha.

Com o céu bastante nublado e com condições de pista algo comprometidas ao nível da aderência por causa de alguma chuva que decidiu ‘juntar-se à festa’, a corrida de 12 voltas foi emotiva e intensa, como habitualmente, e com diversos pilotos a destacarem-se.

No arranque, Pedro Acosta, que obteve a sua primeira “pole position” e tornou-se no terceiro piloto mais jovem de sempre a conseguir essa posição na grelha de partida de MotoGP, apenas atrás de Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) e Marc Márquez, foi incapaz de evitar que Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) conseguisse sair na liderança da Sprint.

Ao contrário do que tem acontecido nas últimas rondas de MotoGP, desta feita ‘Pecco’ arrancou muito bem, reclamou a liderança, e liderou na frente de Pedro Acosta, com Brad Binder (Red Bull KTM Factory) a batalhar com Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team), enquanto mais atrás dois pilotos que vinham de posições secundárias, Marc Márquez e Jorge Martin, conseguiam rapidamente posicionar-se entre os primeiros classificados e entravam na discussão por um grande resultado.

Nestes pilotos da frente o ritmo era forte.

O primeiro a ceder foi Brad Binder, com o sul-africano a ter de abandonar com um problema técnico na sua KTM RC16, deixando Enea Bastianini em posição de pódio um pouco atrás do seu companheiro de equipa, que, entretanto, tinha sido ultrapassado pelo “rookie” Pedro Acosta.

O espanhol da GasGas não quis perder tempo e iniciou uma série de voltas a ‘apertar’ o ritmo. Não conseguiu ganhar, pelo menos no início, distância para os perseguidores, com Bagnaia e Bastianini a trabalharem em equipa para se manterem perto do líder desta corrida Sprint de MotoGP do Grande Prémio do Japão.

Porém, Acosta manteve a toada, manteve a intensidade, e aos poucos foi conseguindo abrir uma vantagem que o deixou isolado a liderar e no que parecia ser uma vitória nesta Sprint.

Porém, com condições de pista complicadas, Pedro Acosta não evitou um erro. Puxou demasiado numa curva à esquerda, viu a frente da sua GasGas RC16 escorregar sem controlo, e deu por terminada a sua corrida na escapatória de gravilha do Mobility Resort Motegi. Grande desilusão para o jovem espanhol e para a sua equipa.

Esta ‘oferta’ de Acosta não foi desperdiçada por Francesco Bagnaia.

O bicampeão de MotoGP sabia que tinha aqui, nesta Sprint, uma boa oportunidade para voltar a ganhar pontos ao seu maior rival na luta pelo título de 2024, pois Jorge Martin, depois de chegar a 6º, antes da desistência de Binder e queda de Acosta, tinha ficado ‘preso’ atrás de Marc Márquez e por isso não iria conseguir apanhar o italiano da Ducati de fábrica.

Na verdade, Jorge Martin viria mesmo a terminar a corrida deste sábado em 4º, beneficiando do que aconteceu à sua frente, sem mostrar os argumentos para discutir as posições de pódio.

Essas posições foram definidas entre Bagnaia, Bastianini e Marc Márquez. O espanhol, e mais experiente dos três da frente, ainda procurou fazer um brilharete num circuito onde já venceu muitas vezes, e queria coroar a sua recuperação inicial com um 2º lugar, possivelmente até com a vitória nesta Sprint de MotoGP.

Marc Márquez enfrentou, no entanto, um sempre enérgico e reativo Enea Bastianini, num duelo intenso, com algumas ultrapassagens bem no limite do contacto físico, mas sempre leais.

Isto permitiu a Francesco Bagnaia chegar a ter uma vantagem de 1,6 segundos para os dois perseguidores mais próximos, com Bastianini a levar mesmo a melhor sobre Márquez.

A vantagem de Bagnaia parecia mais do que suficiente para cruzar a meta completamente tranquilo, mas nas últimas duas voltas o ritmo imposto por Bastianini levou-o a aproximar-se muito rapidamente do líder da Sprint.

Bastianini ainda espreitou nas últimas travagens pelo interior de Bagnaia, mas as posições não se alteraram. Francesco Bagnaia conseguiu assim mais uma vitória numa Sprint nesta temporada de MotoGP, ganhou pontos a Jorge Martin, estando os dois agora separados por apenas 15 pontos na classificação de pilotos.

Enea Bastianini fez mais um grande resultado ao cruzar a meta em 2º, enquanto Marc Márquez sai satisfeito desta corrida Sprint ao ser 3º. Isto tudo numa corrida em que temos 7 motos da Ducati nos 7 primeiros lugares, sendo que as 8 motos da casa de Borgo Panigale terminaram nos 10 primeiros! Um domínio avassalador por parte da marca italiana.

Quer saber quais são os horários completos do Grande Prémio do Japão de MotoGP? Então apenas tem de clicar aqui !

Resultados da Sprint de MotoGP do GP do Japão

1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)

2 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team)

3 – Marc Márquez (Gresini Racing)

4 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)

5 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati)

6 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46)

7 – Alex Márquez (Gresini Racing)

8 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory)

9 – Maverick Viñales (Aprilia Racing)

10 – Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46)

Classificação de MotoGP

1 – Jorge Martin – 372 pontos

2 – Francesco Bagnaia – 357 pontos

3 – Enea Bastianini – 300 pontos

4 – Marc Márquez – 295 pontos

5 – Pedro Acosta – 181 pontos

6 – Brad Binder – 173 pontos

7 – Maverick Viñales – 163 pontos

8 – Aleix Espargaró – 127 pontos

9 – Fabio di Giannantonio – 126 pontos

10 – Marco Bezzecchi – 125 pontos

14 – Miguel Oliveira – 71 pontos

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!

O conteúdo MotoGP 2024 Japão – Bagnaia vence a Sprint depois de Acosta cair quando liderava aparece primeiro em MOTOJORNAL.

Related Post

Generated by Feedzy