Quando se fala no lado mais divertido e jovial das motos, muitos motociclistas rapidamente ‘apontam o dedo’ à família Scrambler que a Ducati estreou há uns anos, e que ao longo do tempo tem vindo a ser profundamente modificada em termos de opções disponíveis, mas mantém sempre o conceito base inalterado.
Agora, e como parte integrante de um conjunto diversificado de novidades para 2025, a Ducati anunciou as novas Scrambler Icon Dark e Full Throttle.
A Icon Dark, será a variante mais purista e moderna da gama, sendo concebida para quem gosta da mais pura essência do estilo descontraído das Scrambler e para quem procura uma moto com linhas definidas e carácter. Já A Full Throttle é atualizada nas cores, com uma decoração que acentua o seu charme neo-retro, remetendo para as cores dos veículos de competição da década de 1970.
Ducati Scrambler Icon Dark – os detalhes
A Icon Dark é o modelo que expressa a mais pura essência das Scrambler. Uma moto que elimina o supérfluo através da sua estética em preto escuro, combinando a elegância minimalista da segunda geração deste modelo com o espírito divertido, leve e livre.
O design essencial e purista, todo baseado em preto, cor que também se estende a todo o motor, mantém o conceito simples, mas reforça o charme intemporal das decorações escuras das motos nascidas na fábrica de Borgo Panigale.
Esta é uma moto que procura encorajar o seu proprietário a expressar ainda mais a sua personalidade, estando preparada para interpretar os gostos e necessidades de cada motociclista usando a sua decoração para jogar com as possibilidades de customização que sempre foram um pilar fundamental dos modelos Scrambler.
As tampas laterais do depósito, elementos distintivos da Scrambler de segunda geração, criam um jogo de tons entre os diferentes materiais, tal como outros detalhes como o guarda-lamas dianteiro e as tampas da correia de transmissão, que se inserem na temática escurecida da variante Icon Dark.
O logótipo da Scrambler no depósito Dark Stealth apresenta-se modernizado e de acordo com a agressividade projetada pela utilização da opção de cor preto mate. Os painéis laterais minimalistas e a carenagem traseira desportiva tornam a variante Dark ainda mais elegante.
Ducati Scrambler Full Throttle – os detalhes
A outra novidade entre os modelos Scrambler da Ducati, é a variante Full Throttle.
Esta é a proposta mais desportiva da gama e inspira-se nas competições de Flat Track dos EUA, onde as motos competem em ovais de piso de terra. As placas numéricas laterais ostentam o número 62 – 1962 foi o ano da estreia da primeira Ducati Scrambler – ao mais perfeito estilo Tracker que, juntamente com o protetor de cárter, definem um visual decididamente mais agressivo e perfeito para os motociclistas que não querem passar despercebido.
O caráter desportivo da Full Throttle para 2025 é sublinhado pelo desenho do assento e pela decoração em preto e bronze, esta será também a cor escolhida para cobrir jantes em alumínio, de design inspirado em motos e carros de competição dos anos 1970, e pelo acabamento preto dos escudos térmicos do escape e das tampas laterais dianteiras.
O guiador rebaixado é fabricado com secção variável, o guarda-lamas dianteiro segue um design curto, a traseira dispensa a utilização do guarda-lamas traseiro. Tudo isto para realçar a alma Tracker da Full Throttle, embelezada pela ponteira Termignoni homologada, piscas LED Ducati Performance, e ainda o Ducati Quick Shift para trocar de caixa, que integra a lista de equipamento de série.
Comum às duas propostas italianas encontramos diversos elementos ou componentes que foram introduzidos na gama Scrambler da mais recente geração.
Os detalhes de estilo clássico da Scrambler – os faróis, o depósito, o formato da instrumentação – continuam a ser características chave, refinadas no seu estilo e com conteúdo técnico mais atualizado, como tampas substituíveis ou o painel de instrumentos TFT de 4,3’’.
E o motor bicilíndrico Desmodue, refinado pela utilização de novas tampas da embraiagem e do alternador, tampas da correia e escape que deixam o motor completamente exposto, é mais leve e equipado com acelerador eletrónico ride-by-wire, quickshifter, modos de condução ou ainda o ABS em curva, para aumentar simultaneamente o prazer de condução e a segurança.
O bicilíndrico de duas válvulas refrigerado a ar confirma sua potência máxima de 73 cavalos e também está disponível numa versão de 35 kW para motociclistas com carta A2.
A Scrambler Icon Dark e a nova Full Throttle chegarão aos concessionários da Ducati a partir de outubro e dezembro de 2024, respetivamente. Quanto a preços e mais informações, poderá contactar o concessionário da marca italiana mais perto de si. Clique aqui para saber qual é .
Galeria de fotos Ducati Scrambler Icon Dark e Full Throttle
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!
O conteúdo Ducati apresenta as novas Scrambler Icon Dark e ainda a Full Throttle aparece primeiro em MOTOJORNAL.