O Mundial Superbike (SBK) iniciou esta sexta-feira no Circuito do Estoril a sua penúltima ronda da temporada 2024. Em pista as condições climatéricas, muito adversas, complicaram de forma adicional a missão dos pilotos das categorias Superbike, Supersport e WCR, ou Mundial Feminino.
Com chuva, vento e nevoeiro a fazerem-se sentir em força no traçado português, este primeiro dia de Mundial SBK terminou com o líder do campeonato Superbike no topo da tabela de tempos.
Perante uma lista de quedas que foi bastante ‘recheada’, principalmente no Treino Livre 1, foi Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK) que aproveitou o estado de pista ter melhorado significativamente da primeira para a segunda sessão de Treinos Livres, com o asfalto a apresentar-se mais seco, para colocar a sua BMW M 1000 RR no primeiro lugar com uma volta em 1m37.355s.
Podendo sagrar-se campeão de Superbike já este fim de semana, Razgatlioglu arranca desta forma da melhor maneira o fim de semana no Circuito do Estoril, e aproveita mesmo algumas dificuldades do seu rival mais direto na luta pelo título, Nicolò Bulega (Aruba.it Ducati), que inclusivamente caiu no TL1, para lançar já o seu derradeiro ataque ao título maior do Mundial SBK.
Danilo Petrucci (Barni Spark Ducati) foi o segundo mais veloz em pista, mas já a mais de 7 décimos do piloto turco da BMW Motorrad, enquanto o ‘Top 3’ fica completo com a presença de Alex Lowes (Kawasaki Racing Team).
Já nas Supersport, a sessão de Superpole (qualificação) começou por ser com asfalto seco, mas a chuva não permitiu aos pilotos desta categoria terminarem a sessão com pneus slick. O aparecimento da chuva, de forma repentina alterou os planos dos pilotos e equipas, sendo que aqueles que conseguiram tempos logo no início, conseguiram ser mais rápidos.
Entre esses pilotos, o mais forte foi Yari Montella (Barni Spark Ducati), que com uma volta em 1m41.318s fechou a qualificação Superpole em primeiro, com uma vantagem de três décimos sobre o líder do campeonato, Adrián Huertas (Aruba.It Ducati SSP), sendo que Stefano Manzi (Evan Bros World SSP) fechou a primeira linha da grelha de partida para a Corrida 1 que se disputará no segundo dia do Mundial SBK no Circuito do Estoril.
Enquanto isso, no Mundial Feminino WCR, a líder do campeonato Ana Carrasco (Evan Bros Racing Team) colocou-se em posição de reforçar a sua candidatura ao título.
A piloto espanhola, que neste mesmo circuito sofreu, há um par de anos, um acidente bastante grave, aproveitou o primeiro dia em pista para lançar o aviso à sua rival mais direta, a também espanhol Maria Herrera (Klint Forward Factory Team).
Carrasco viria a ser a piloto mais rápida em pista e parou o cronómetro com um tempo de 1m51.706s, e com isto obtém a primeira posição da grelha de partida, sendo então a mais forte na qualificação Superpole.
Essa primeira linha da grelha de partida fica completa com a presença de Maria Herrera, pouco mais de três décimas mais lenta, enquanto Beatriz Neila (Ampito Pata Prometeon) fecha o ‘Top 3’ da qualificação.
PORTUGUESES A GANHAR EXPERIÊNCIA
Entre a ‘armada lusa’, um trio de pilotos divididos pelas categorias Superbike, Supersport e WCR, o maior destaque vai para a presença de Ivo Lopes (Petronas MIE Honda Racing).
Já na sua quarta presença com a equipa nesta temporada 2024 do Mundial SBK, Ivo Lopes terminou o primeiro dia no Circuito do Estoril em tom positivo. Se é verdade que no Treino Livre 1 das Superbike, com piso totalmente molhado, sentiu maiores dificuldades e acabou mesmo por sofrer uma queda, sem consequências físicas, na parte da tarde, com piso seco ou húmido, Ivo Lopes aproveitou o seu conhecimento do traçado para fechar o dia com o 17º tempo.
O piloto português levou a sua Honda CBR1000RR-R Fireblade #75 a cumprir uma volta completa ao Circuito do Estoril em 1m39.428s.
Já nas Supersport, e claramente à procura de ganhar experiência e evoluir na sua carreira, o jovem Gonçalo Ribeiro (Fifty Motorsport) sentiu naturais dificuldades para apanhar o ‘comboio’ numa categoria altamente disputada, mesmo nas posições mais atrasadas da tabela de tempos.
No Treino Livre 1, o piloto de Lousada conseguiu rodar em 2m01.724s, sendo que na qualificação Superpole, e fruto de um problema na sua Yamaha R6 não lhe permitiu fazer um tempo competitivo com a pista seca, e depois já com a pista molhada apenas conseguiu como melhor registo o tempo de 2m06.916s.
Por último, a jovem de Sintra, Rafaela Peixoto. Também a fazer a sua estreia no Mundial Feminino, e a sua estreia aos comandos de uma Yamaha R7, logo com condições bastante traiçoeiras, conseguiu cumprir com os objetivos a que se tinha proposto para este primeiro dia no Circuito do Estoril: rodar o máximo de voltas possível.
No Treino Livre 1 a chuva foi um fator extra a ter em conta e rodou em 2m26.602s, enquanto na qualificação Superpole o seu melhor registo foi em 2m06.283s, sendo de destacar que a piloto portuguesa optou por tentar não perder tempo com trocas de pneus, mesmo com a pista a secar na qualificação, e ao rodar com pneus de chuva acabou por ver a sua progressão na tabela de tempos algo prejudicada por essa opção de procurar rodar mais voltas e acumular experiência.
Quer saber quais são os horários completos da ronda portuguesa do Circuito do Estoril do Mundial SBK? Então apenas tem de clicar aqui !
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!
O conteúdo SBK 2024 Estoril – Toprak lidera tempos e portugueses ganham experiência aparece primeiro em MOTOJORNAL.