Moto MotoGP – Novidades no formato das sessões Moto3 e Moto2 em 2025

MotoGP – Novidades no formato das sessões Moto3 e Moto2 em 2025


De momento, a categoria rainha MotoGP utiliza um formato de sessões por cada Grande Prémio que não é aplicado às categorias Moto3 e Moto2. Porém, essa exclusividade vai terminar já a partir da temporada 2025, tendo a Comissão de Grandes Prémios (CGP) decidido unificar o formato das sessões de todas as categorias do Mundial de Velocidade.

No seguimento do que a CGP define como tendo sido um sucesso absoluto, quando a categoria MotoGP passou a ter dois Treino Livres (um à sexta-feira e outro ao sábado de manhã), e um Treino na tarde de sexta-feira de cada Grande Prémio, sessão essa que define os 10 pilotos que passam diretamente à Qualificação 2, a partir de 2025 teremos também o mesmo formato para as Moto3 e Moto2.

Esta decisão foi tomada tendo em vista a criação de uma uniformidade entre todas as categorias do Mundial.

Significa que a partir da próxima temporada as categorias Moto3 e Moto2 vão ter dois Treinos Livres que não contam para definir quem passa direto à Qualificação 2, e fecham a sexta-feira com o Treino que, essa sim, será a sessão que seleciona os pilotos mais rápidos e que integram a Q2 sem ter de passar pela Q1.

Porém, no comunicado hoje divulgado pela Comissão de Grandes Prémios, não teremos apenas um novo formato de sessões para estas duas categorias como grande novidade nos procedimentos de um Grande Prémio.

Isto porque no procedimento de grelha de partida, e em caso de aparecimento de chuva nesse momento, as motos serão empurradas para o “pit lane” onde, aí, serão realizados os ajustes nas motos por parte das equipas. Esta solução já é utilizada na categoria principal MotoGP.

Do ponto de vista do Regulamento Técnico, destacam-se ainda algumas novidades específicas à categoria Moto3.

Neste caso podemos destacar que o limite de preço máximo aplicado aos motores e chassis da categoria mais pequena do Mundial serão marginalmente aumentados. A CGP refere que este aumento, depois de dez anos ‘congelados’ os preços máximos, visa ajudar os fabricantes de motores e chassis a suportar os aumentos nos custos de produção.

Confirma-se também que as especificações dos motores da categoria Moto3 vão permanecer ‘congeladas’ até final de 2026. O mesmo se aplicará a outros componentes considerados de performance, o que significa que os chassis também permanecem inalterados.

Por fim, e agora no que diz respeito à categoria Moto2, a CGP decidiu alterar um pouco os dias de testes disponíveis para as fabricantes com concessões. A partir de 2025 esses fabricantes vão poder utilizar um total de 9 dias de testes, um aumento de dois dias em comparação com o regulamento atual.

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