Continuamos a receber os detalhes de muitas novidades que veremos nas estradas em 2025, e desta feita é a vez da Triumph apresentar a nova Tiger Sport 800, uma proposta de cariz turístico, mas que não renega ao desempenho desportivo proporcionado pelo carismático motor tricilíndrico.
Mantendo uma imagem muito adaptada ao estilo das modernas sport-touring, a Tiger Sport 800 apresenta-se com um “look” bem desportivo, mas as suas características foram claramente concebidas para percorrer quilómetros em pleno conforto.
No centro desta novidade encontramos um motor tricilíndrico. Trata-se de uma nova unidade motriz de 798 cc, com quatro válvulas e refrigeração líquida, desenvolvida e evoluída pelos engenheiros da Triumph para dotar a Tiger Sport 800 de uma performance viciante.
O motor tricilíndrico da Tiger Sport 800 oferece 115 cv de potência máxima e 84 Nm de binário, proporcionando uma aceleração mais imediata e com entrega de potência a destacar-se por ser, de acordo com a marca de Hinckley, suave e linear. Tudi isto a ser acompanhado por uma sonoridade profunda proveniente do sistema de escape fabricado em aço inoxidável.
Mais importante ainda, 90% do binário está disponível em toda a gama média, atingindo um máximo, os já referidos 84 Nm, quando o ponteiro das rotações passa as 8.500 rpm, e proporciona uma ampla distribuição de binário para que os condutores sintam sempre uma resposta instantânea, perfeita para ‘surfar’ de curva em curva.
A transmissão desta sport-touring britânica foi também alvo das atenções dos engenheiros.
A este nível encontramos uma caixa de seis velocidades de grande precisão com Triumph Shift Assist incluído na lista de equipamento de série, garantindo que todas as mudanças de caixa são suaves e precisas. Para proporcionar ao condutor um maior controlo a baixa velocidade, a embraiagem Slip and Assist (deslizante e assistida) proporciona uma sensação de acionamento mais leve e precisa na manete, particularmente útil em centros urbanos congestionados.
Do ponto de vista da ciclística, podemos realçar o quadro perimetral tubular, fabricado em aço, que está combinado com componentes afinados para permitir ao condutor da Tiger Sport 800 usufruir de um comportamento dinâmico que combina agilidade de uma desportiva com o conforto e estabilidade de uma turística.
Está por isso equipada com suspensões reguláveis. A Tiger Sport 800 apresenta uma forquilha invertida Showa com bainhas de 41 mm no eixo dianteiro, regulável em compressão e extensão de hidráulico.
No eixo traseiro está instalado um monoamortecedor, também da marca Showa, que neste caso será regulável em extensão de hidráulico e disponibiliza um curso da roda de 150 mm, igual ao da roda dianteira. O amortecedor traseiro conta ainda com um regulador remoto de pré-carga da mola que permite otimizar facilmente a condução em função da presença de bagagem e passageiro.
No departamento da travagem, a Triumph optou por utilizar pinças de travão radiais de 4 pistões, de fabrico próprio, e os discos dianteiros duplos são de 310 mm de diâmetro, sendo que na traseira uma pinça de pistão único e um disco de 255 mm na traseira garantem o que a Triumph considera ser um “poder de travagem excecional”.
As jantes leves em alumínio fundido têm montados pneus adaptados a este segmento, os Road 5 da Michelin, que foram escolhidos para equipamento de série da Tiger Sport 800 por apresentarem grande aderência e ajudarem o condutor a sentir confiança em todas as condições de piso.
Para tornar cada viagem mais agradável, a Tiger Sport 800 tem uma posição de condução espaçosa e que deixa o condutor mais vertical.
Esta posição está suportada pelo assento que foi desenhado para ser confortável, em particular nas viagens maiores, e ergonomicamente concebido, com acolchoamento generoso que apoia tanto o condutor como o passageiro. O passageiro também possui pegas de apoio integradas para maior segurança.
A altura do assento é de 835 mm e a sua estreita largura permite chegar mais facilmente com os pés ao solo, uma característica considerada indispensável para oferecer maior apoio durante manobras a baixa velocidade ou até para estabilizar a moto nos momentos de paragem.
O para-brisas é ajustável através de comando manual, e os defletores de ar integrados combinam-se para aumentar o conforto do condutor a altas velocidades, criando uma bolha aerodinâmica que protege do vento.
Já o depósito de combustível apresenta uma capacidade máxima de 18,6 litros, o que combinado com a eficiência nos consumos de combustível garante que esta moto foi pensada para viagens de fim de semana, sem obrigar a parar tantas vezes para reabastecer.
Refira-se ainda que em termos de dimensões, podemos ainda destacar o peso a cheio, sendo que neste caso o valor a ter em conta são 214 kg.
Claro que numa moto moderna, e ainda para mais num segmento tão competitivo, não pode faltar um completo pacote eletrónico que coloca nas mãos do condutor todo um manancial de opções e ajudas eletrónicas que permitem personalizar o comportamento da Triumph Tiger Sport 800.
No total, são três modos de condução, Sport, Road e Rain, que estão disponíveis com o premir de um botão específico para facilitar a sua seleção.
Em comparação com a configuração Road, o modo Sport desbloqueia uma resposta de acelerador ainda mais rápida, permitindo libertar mais facilmente todo o desempenho do motor tricilíndrico de ‘oitocentos’.
Em contrapartida, o modo Rain proporciona uma sensação mais segura quando se conduz em piso molhado, com uma intervenção mais precoce do controlo de tração e uma resposta mais suave do acelerador.
O ABS e controlo de tração são otimizados para funcionar de acordo com a inclinação em curva, e por isso proporcionam ainda mais tranquilidade em condições complicadas. Esta tecnologia avançada calcula o ângulo de inclinação da moto a partir de uma unidade de medição de inércia (IMU) de 6 eixos e ajusta automaticamente o nível de intervenção para proporcionar o melhor desempenho e controlo.
Para aqueles motociclistas que quiserem desfrutar da Tiger Sport 800 em viagens mais longas, o Cruise Control acrescenta comodidade e reduz a fadiga.
Um ecrã multifunções simples e compacto com secção superior LCD acima de um ecrã TFT a cores, permitirá leitura fácil das informações, sendo que a Triumph procurou facilitar a vida do condutor através de um módulo de interruptores redesenhado.
O sistema de conectividade My Triumph é de série, facilitando a navegação passo a passo, as informações do telemóvel e da música, tudo isto controlado através de ligação Bluetooth com o smartphone.
Esta novidade estará disponível nos concessionários nacionais a partir de 11.995,00€, sendo que os clientes podem escolher entre quatro opções de cores, incluindo o Sapphire Black, ou as opções premium Graphite, Cosmic Yellow e Caspian Blue, todas com elementos contrastantes Sapphire Black.
De acordo com a Triumph Portugal, as primeiras unidades da nova Tiger Sport 800 chegarão aos concessionários a partir de março de 2025.
Galeria de fotos Triumph Tiger Sport 800
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