Em plena temporada de apresentação de novidades para 2025, e quando estamos a poucos dias do início do Salão de Milão EICMA, a Yamaha anuncia a renovada gama Tracer 9, a sport-touring da casa de Iwata e que vai estar disponível nos concessionários nacionais na variante base Tracer 9, a opção intermédia Tracer 9 GT, e ainda na mais equipada e tecnológica Tracer 9 GT+.
Comum a todas está a vontade da Yamaha de disponibilizar aos motociclistas uma moto capaz de combinar o conforto dos modelos de turismo, com as capacidades dinâmicas que reconhecemos nos modelos desportivos.
Importante para uma moto moderna que se renova, é a sua imagem. Neste caso a nova gama de 2025 da Tracer 9 aposta em inovar, mas sem quebrar por completo com a linguagem estilística que se lhe reconhecemos.
A novidade a este nível vai para a nova carenagem, desenvolvida no túnel de vento para otimizar o fluxo aerodinâmico à volta do condutor e do passageiro. O modelo base inclui um para-brisas ajustável manualmente, que oferece 50 mm de regulação em 10 passos, enquanto as variantes GT e GT+ utilizam um para-brisas de acionamento elétrico com um total de ajuste de 100 mm, que pode ser feito com o toque de um botão durante a condução.
A maior amplitude do para-brisas elétrico permite uma altura adicional de 25 mm para aumentar a proteção contra o vento, bem como uma regulação 25 mm mais baixa para a condução no verão e a baixa velocidade.
Neste aspeto podemos destacar ainda que a forma do para-brisas foi concebida para gerir cuidadosamente o fluxo de ar, reduzindo a turbulência e a pressão do vento na parte inferior do corpo do condutor. Nos modelos GT e GT+ essa proteção é levada ao extremo graças à inclusão de um defletor adicional na parte inferior do para-brisas.
Porém, o maior destaque em termos de imagem, mas também funcionais, vai inteiramente para a estreia do novo sistema de iluminação Matrix LED, que equipa nas variante Tracer 9 GT e GT+. Na variante base encontramos um sistema de iluminação com luzes de curva.
Esta nova tecnologia Matrix LED é composta por uma matriz de múltiplos LEDs de médios e máximos ligados a uma câmara integrada na parte superior do conjunto dos faróis. A tecnologia deteta automaticamente o tráfego circundante, as fontes de luz natural e as condições meteorológicas.
Tendo em conta esta informação, o sistema Matrix LED da Tracer 9 GT e GT+ ajusta dinamicamente o brilho e a distribuição da luz para proporcionar uma iluminação ideal em todos os momentos.
De acordo com a Yamaha isso aumenta a confiança do condutor durante os períodos de condução noturna, com a ótica dianteira da sport-touring japonesa a distribuir a luz de forma a tentar garantir que os outros utentes da estrada não ficam encadeados, ao mesmo tempo que ajusta a área iluminada para o condutor.
O conjunto de faróis LED Matrix funciona em parceria com a IMU – Unidade de Medição de Inércia de seis eixos para ajustar o feixe de luz quando é detetado um ângulo de inclinação de sete graus ou mais, criando uma experiência de condução mais confortável e segura.
Embora os faróis adaptativos estejam totalmente automatizados, o condutor pode escolher entre três níveis de sensibilidade, também com a possibilidade de os anular manualmente em qualquer altura durante a condução.
No centro desta moto encontramos o conhecido motor tricilíndrico de 890 cc. Encontra-se instalado no interior de um quadro Deltabox fabricado em alumínio, para maior leveza, mas que através da tecnologia de enchimento controlado (CF) apresenta níveis de rigidez estrutural otimizados por intermédio de espessura das paredes das traves que é variável.
Agora com homologação Euro5+, o motor também conhecido como CP3 (CrossPlane 3) disponibiliza uns saudáveis 119 cv às 10.000 rpm e um pico de binário que atinge os 93 Nm às 7.000 rpm.
Para que o condutor da Tracer 9 consiga aproveitar ao máximo esta performance a Yamaha otimizou as relações de transmissão, enquanto a admissão e sistema de escape foram redesenhados para garantir uma experiência de condução mais emocionante.
A ciclística apresenta ainda outras novidades do ponto de vista estrutural. E isso é bem notório quando percebemos que a Yamaha quis dar ao passageiro mais espaço e conforto. E para garantir isso concebeu um subquadro em aço, mais leve e 50 mm mais comprido do que na geração anterior.
O assento do condutor foi também ele redesenhado. Com uma altura ao solo de 845 mm apresenta uma espessura maior, mas a secção frontal do assento é mais estreita de forma a permitir que mesmo os condutores de menor estatura consigam chegar mais facilmente com os pés ao solo. Refira-se que o assento é ajustável em altura, podendo ser elevado em 15 mm, sem recurso a ferramentas.
Ainda ao nível do motor, a Yamaha aposta forte na sua nova solução Y-AMT, ou Yamaha Automated Manual Transmission.
O Y-AMT integra a lista de equipamento de série na variante Tracer 9 GT+, podendo ser instalado como opcional nas variantes Tracer 9 e Tracer 9 GT, que de série contam com caixa manual de 6 velocidades, comandada por embraiagem assistida e deslizante.
Se quiser ficar a conhecer em detalhe como funciona esta nova transmissão automatizada exclusiva da Yamaha pode clicar aqui , ou então clique aqui se quiser ver o vídeo do nosso teste à também renovada MT-09 equipada com o Y-AMT.
Continuando pela ciclística, a nova gama Tracer 9 dá uso a suspensões que permitem afinar as suas características. No caso das Tracer 9 GT e GT+, as suspensões KYB são de controlo eletrónico, o que garante uma maior eficácia e facilidade de adaptar às necessidades de condução.
Denominado KADS (KYB Actimatic Damper System, sistema de suspensão de controlo eletrónico), “É o sistema de suspensão mais avançado disponível em qualquer moto de série da Yamaha”, refere a marca japonesa em comunicado.
Este sistema semi ativo está integrado no sistema eletrónico da moto e ajusta dinamicamente o amortecimento e a experiência de condução com base nos dados em tempo real detetados pela IMU de seis eixos, tais como o ângulo de inclinação, a carga, a aceleração, e a velocidade do curso da suspensão para proporcionar uma condução desportiva sem comprometer o conforto.
Última nota ao nível da ciclística para o facto da Yamaha ter redesenhado a jante traseira, otimizando a sua rigidez, mas conseguindo reduzir o peso das jantes que atrás perde 300 gramas e à frente 200 gramas, o que para além de ser benéfico em termos dinâmicos, não penaliza o peso do conjunto que chega aos 212 kg na variante base.
O condutor das Tracer 9 GT e GT+ pode escolher entre diferentes modos de funcionamento com simples pressão de um botão. A dinâmica é determinada pelo modo de condução YRC selecionado para proporcionar uma regulação mais firme e desportiva no modo Sport, com um maior foco no conforto nos modos Street e Rain.
O sistema KADS está ainda integrado noutros sistemas avançados e de conforto, como o controlo da travagem, o Cruise Control Adaptativo e o Sistema de Travagem Unificado. O resultado é uma condução que procurará inspirar confiança mesmo nos momentos de condução mais extremos, e que se adapta à vasta gama de ambientes em que esta versátil sport-touring foi concebida para ser conduzida.
E por falar em modos de condução, a Yamaha instala de série em todas as variantes Tracer 9 o mesmo conjunto de cinco modos de condução, sendo que três contam com parametrizações pré-definidas das ajudas e opções eletrónicas, e outros dois são totalmente personalizáveis.
Estes modos de condução – Sport, Street, Rain, Custom 1 e Custom 2 – podem ser ativados em andamento através de um controlo nos redesenhados comandos do lado direito.
Os modos instalados de fábrica estão predefinidos com diferentes níveis de intervenção para se adequarem às diferentes condições, sendo sensíveis à inclinação da moto em curva, enquanto as opções Custom permitem ao condutor ajustar os parâmetros individuais no menu YRC do ecrã TFT de 7 polegadas de nova geração ou através da aplicação gratuita MyRide.
Ao utilizar a aplicação, quaisquer novas definições personalizadas do YRC serão carregadas e disponibilizadas para o condutor desfrutar da próxima vez que a aplicação estiver ligada à moto.
Refira-se ainda que o telemóvel pode ser ligado à Tracer 9 através de cabo, WiFi e Bluetooth. E agora encontramos do lado direito do depósito de combustível um espaço específico para guardar o telemóvel, e aí está ‘escondida’ uma ficha USB para carregar o dispositivo móvel durante a condução.
A conectividade está disponível de série nas Tracer 9 GT e GT+.
O completo pacote eletrónico que encontramos nestas motos revela bem qual é o foco da Yamaha em termos de posicionamento da gama num segmento altamente competitivo, e recheado de inúmeras opções de marcas rivais.
Além do Cruise Control Adaptativo, do Sistema de Travagem Unificado e do Alerta de Colisão Frontal, que utiliza o radar de ondas milimétricas dianteiro, a Tracer 9 GT+ está equipada com um radar de ondas milimétricas traseiro que permite a Deteção do Ângulo Morto.
Todos estes sistemas usam dados do radar de ondas milimétricas dianteiro e traseiro que detetam a distância e a presença de veículos ao redor da moto. Pesando apenas 200 g, as compactas unidades de radar estão situadas atrás de tampas integradas na frente e na traseira da Tracer 9 GT+.
O uso de radares dianteiro e traseiro permite à Yamaha estrear o Sistema de Travagem Unificado (UBS) que funciona em combinação com os radares.
O novo sistema é um conjunto ativo que oferece maior controlabilidade utilizando dados do radar de ondas milimétricas e da IMU (Unidade de Medição Inercial) de seis eixos para auxiliar e regular as forças de travagem dianteiras e traseiras, através da unidade de potência hidráulica Bosch que ajuda a controlar e estabilizar o sistema de travagem.
O Sistema de Travagem Unificado ligado ao radar funciona como complemento da função Controlo da Travagem presente noutras versões da Tracer 9. Com o radar a verificar constantemente o ambiente circundante, a vantagem adicional para a segurança resulta da intervenção quando o sistema deteta que a moto está demasiado próxima de um veículo que segue à sua frente.
Se os cálculos do sistema concluírem que as ações de travagem do condutor são insuficientes para evitar uma colisão com o veículo à frente, irá aumentar a pressão do travão nas rodas dianteira e traseira para ajudar a abrandar a Tracer 9 GT+.
Quando ativado, o sistema ACC também abranda automaticamente a moto assim que é atingida a distância pré-selecionada, mas, quando o condutor aplica manualmente os travões, o ACC é desativado. É nesta altura que o Sistema de Travagem Unificado ligado ao radar irá intervir se verificar que as ações de travagem do condutor não são suficientes para evitar uma colisão.
O sistema proporciona uma assistência adicional à travagem e só intervém quando o alerta de colisão frontal está ativado e o condutor está a travar. Não é um sistema anticolisão e o condutor por intervir em qualquer altura.
O segundo elemento é a assistência dianteira/traseira do Sistema de Travagem Unificado que ajusta a distribuição da força de travagem entre a dianteira e a traseira.
Quando o condutor utiliza apenas o travão dianteiro, a unidade hidráulica aplica automaticamente a força de travagem na roda traseira, com o grau de intervenção calculado utilizando dados da IMU relacionados com alterações na aceleração e no ângulo de inclinação.
Quando apenas é utilizado o travão traseiro, por vezes, o sistema aplica uma força de travagem adicional na roda dianteira através da unidade hidráulica, consoante a força exercida no pedal do travão e os dados da IMU relacionados com o comportamento da moto.
O terceiro elemento é o controlo da travagem em curva. Trata-se de um sistema que utiliza os dados da moto fornecidos pela IMU e regula instantaneamente as forças de travagem aplicadas pelo condutor para evitar a perda de aderência e a derrapagem das rodas.
O Sistema de Travagem Unificado ligado ao radar também está ligado à suspensão eletrónica e, além de auxiliar e regular as forças de travagem dianteiras e traseiras, ajusta o amortecimento das suspensões dianteira e traseira para ajudar o ABS a funcionar sempre, quer o controlo de travagem esteja ligado ou desligado.
Nas ajudas à condução podemos destacar ainda a deteção de veículos no ângulo morto, sendo que sempre que o sistema detetar veículos nessa zona específica, o condutor será alertado por meio de luzes posicionadas nos espelhos retrovisores.
Yamaha Tracer 9 – destaques
– novo painel de instrumentos de 7 polegadas
– novos comandos nos punhos
– para-brisas ajustável manualmente
– compartimento de arrumação de smartphone no depósito de combustível com ficha USB
– iluminação com função em curva
– faróis de maior intensidade
– sistema de intermitentes com função de aviso de travagem de emergência
– Quickshift de terceira geração é opcional
– monitorização de pressão de pneus é opcional
– transmissão Y-AMT é opcional
– na Tracer 9 com Y-AMT os intermitentes são de cancelamento automático e os punhos aquecidos
– cores: Redline ou Midnight Black
Yamaha Tracer 9 GT – destaques
– tecnologia de iluminação Matrix LED
– suspensões eletrónicas
– para-brisas ajustável eletricamente
– punhos aquecidos
– ignição por chave inteligente
– conectividade com smartphone
– Quickshift de terceira geração
– transmissão Y-AMT é opcional
– na Tracer 9 GT com Y-AMT está instalado o sistema de imobilização em subida e travagem unificada
– cores: Ceramic Ice ou Tech Black
Yamaha Tracer 9 GT+ – destaques
– transmissão Y-AMT de série
– Cruise Control Adaptativo
– deteção de ângulo morto
– monitorização da pressão dos pneus
– corrente de transmissão DID de elevada durabilidade e menor manutenção
– malas laterais rígidas de 30 litros
– cores: Cobalt Blue ou Icon Performance
Quanto à disponibilidade e preços destas três variantes da Yamaha Tracer 9 em Portugal, aguardamos que a Yamaha Motor Portugal disponibilize estas informações de forma oficial. Iremos atualizar este artigo assim que nos for possível confirmar disponibilidade e preço.
Galeria de fotos Yamaha Tracer 9, Tracer 9 GT e Tracer 9 GT+
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