Como seria expectável, diversos fabricantes, principalmente os que participam nas maiores competições de motociclismo, decidiram aproveitar a mudança de diversos modelos para a geração Euro5+ de forma a aplicarem alguns dos conhecimentos obtidos em pista nas suas motos de estrada. E a Aprilia RSV4 e RSV4 Factory são disso um bom exemplo tendo sido reveladas no Salão de Milão EICMA.
A casa de Noale decidiu renovar a sua superdesportiva, disponível, como anteriormente, na versão base e na versão Factory, que inclui de série melhor equipamento, melhores componentes e um pacote eletrónico ainda mais completo.
Começando a análise técnica a esta proposta italiana, o seu motor V4, que passa a estar inserido num quadro dupla trave em alumínio agora em preto, recebe dois novos corpos de acelerador de 52 mm, enquanto o sistema de escape foi alvo de intervenção ao nível do catalisador. Este elemento, fulcral para cumprir com as normas de homologação, foi reposicionado na linha de escape, reduzindo, de acordo com a Aprilia, o calor que o condutor da RSV4 sente.
Por outro lado, este novo posicionamento do catalisador permitirá aos proprietários substituir a ponteira de escape de origem pela ponteira da SC Project, homologada, concebida em específico para a RSV4. Por falar em calor, refira-se que o radiador apresenta duas novas ventoinhas, mais potentes, que ajudarão a manter o motor V4 em temperaturas mais baixas.
Em termos de performance, a marca italiana anuncia que a RSV4 passa a disponibilizar uma potência máxima de 220 cv às 13.100 rpm e um binário de 125 Nm que ficam disponíveis às 10.800 rpm.
Desta forma, a superdesportiva de Noale torna-se na moto mais potente do segmento, com homologação para estrada.
Para ajudar a controlar esta nova e maior performance, a Aprilia também operou atualizações ao seu famoso pacote eletrónico conhecido com aPRC – Aprilia Performance Ride Control.
Para 2025, o aPRC permitirá ao condutor da RSV4 selecionar mais opções e ajudas eletrónicas, sendo que algumas das ajudas passam a contar com um algoritmo que permite antecipar determinadas situações e também adaptar-se à forma como conduzimos a moto, e com isso ajustar mais eficazmente e em tempo real a ‘intensidade’ com que algumas ajudas eletrónicas entram em funcionamento.
Tanto a versão base como a RSV4 Factory têm três modos de condução pré-definidos que gerem o ABS “cornering” de três níveis de sensibilidade. Conectadas aos modos de condução estão as diversas ajudas eletrónicas:
– ATC, o Aprilia Traction Control, ajustável em 8 níveis de intervenção e que tem uma nova lógica de funcionamento;
– AWC, o Aprilia Wheelie Control, ajustável em 3 níveis de intervenção, que antecipa o levantar da roda dianteira antes mesmo disso acontecer, e adapta-se para evitar cortar de forma abrupta a aceleração. Esta função de antecipação foi especialmente concebida para usar em pista, e conforme as voltas vão sendo completadas, o AWC vai adaptar a sua intervenção de forma a tornar-se mais eficaz, aprendendo a forma como o piloto gosta de explorar a sua RSV4;
– AEM, o Aprilia Engine Map, com 3 níveis de entrega de potência;
– AEB, o Aprilia Engine Brake, com 3 níveis de intervenção e que é sensível ao ângulo de inclinação;
– AQS, o Aprilia Quick Shift, que permite mesmo reduzir de caixa com o acelerador aberto.
Para esta nova geração da RSV4, a Aprilia adiciona ainda alguns pacotes opcionais na versão base, e que são instalados de série na RSV4 Factory.
Track Pack
– Painel de instrumentos Race, com uma configuração mais focada em determinadas informações utilizadas em pista;
– ALC, o Aprilia Launch Control, sistema para uso em pista e que permite arranques perfeitos, sendo possível ajustar as rotações de arranque;
– APL, o Aprilia Pit Limiter, para limitar automaticamente a velocidade, particularmente útil para circular no pit lane de um circuito onde a velocidade é limitada;
– ASC, o Aprilia Slide Control, com 3 níveis de intervenção, previne e limita o deslizamento lateral da roda traseira. Tal como acontece com o AWC, este sistema também conta com o novo algoritmo que antecipa a ocorrência, neste caso, do deslizamento.
Comfort Pack
– Luzes de curva, iluminação auxiliar para iluminar de forma mais eficaz o lado interior de uma curva quando conduzimos em situações de pouca iluminação exterior;
– Cruise Control.
Race Pack
– Ajuste Curva-a-Curva, o sistema que foi estreado em 2015 com a RSV4 RF, e aqui apresenta-se na sua mais recente evolução. O sistema ajusta, curva a curva, parâmetros como o controlo de tração e o AWC de acordo com as preferências selecionadas pelo piloto ainda antes de ir para a pista;
– Módulo GPS, um acessório que permite automaticamente registar os tempos por volta em pista.
No caso da RSV4 Factory, que conta com suspensões eletrónicas da Öhlins, o piloto poderá também selecionar as definições de afinações das suspensões curva-a-curva do sistema Smart EC 2.0. Desta forma a Aprilia coloca nas mãos dos pilotos, mesmo os amadores, um sistema altamente evoluído e que permitirá obter tempos mais rápidos por volta.
Refira-se ainda que para se usar o Race Pack, e nomeadamente a funcionalidade de ajuste curva-a-curva, será necessário descarregar a app Aprilia MIA para o smartphone. E com ligação Bluetooth, o smartphone do piloto torna-se numa ferramenta adicional de ajuste e exploração das diversas opções da RSV4 Factory, incluindo ainda uma funcionalidade de telemetria para quem quiser ‘cortar’ mais algumas décimas no tempo por volta.
As novidades na superdesportiva da Aprilia não se ficam por aqui. E isso é, literalmente, visível assim que olhamos para a nova geração da RSV4
Socorrendo-se do que aprendeu no projeto de MotoGP, a marca italiana redefiniu profundamente o design e aerodinâmica desta moto. Pese embora mantenha a já icónica ótica tripla, as asas dianteiras foram totalmente redesenhadas, passando a ser de dois planos sobrepostos e com uma curvatura bastante pronunciada.
De acordo com a Aprilia, esta nova configuração permite, para além de otimizar a proteção aerodinâmica do condutor da RSV4, tornar a moto mais eficaz no momento de aceleração. A marca de Noale revela que em comparação com a geração anterior (de 2021 a 2024), estas asas permitiram reduzir o coeficiente de arrasto em 6% e a tendência de levantar a roda dianteira em 8%.
Isto significa que a eletrónica não terá tanta tendência a intervir, e o condutor da RSV4 sentirá necessidade de fazer menos esforço para conduzir a moto, mesmo em situações mais extremas como acontece em pista.
E foi também a pensar numa utilização em pista que a Aprilia modificou as luzes traseiras, passando a estar toda a iluminação integrada no porta matrículas, o que facilitará a preparação da moto para track days.
A travagem é otimizada com recurso à instalação das mais recentes e leves pinças monobloco Brembo Hypure que substituem as Stylema, os comandos nos punhos passam a ser retroiluminados, a mesa de direção em alumínio é mais leve, o painel de instrumentos de 5 polegadas tem novos grafismos e passa a incluir o nível de combustível.
Quanto a cores, a Aprilia RSV4 base estará disponível nas opções Poison Yellow e Stingray Blue, enquanto a versão topo de gama RSV4 Factory apenas estará disponível na opção Dark Kraken com assento de dois tons.
Galeria de fotos Aprilia RSV4 e RSV4 Factory
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