Moto EICMA 2024 – As novas Suzuki DR-Z4S e DR-Z4SM

EICMA 2024 – As novas Suzuki DR-Z4S e DR-Z4SM


Os rumores e informações mais recentes apontavam para que a Suzuki fizesse renascer dois modelos que durante os primeiros anos do novo milénio fizeram as delícias de muitos motociclistas ávidos de aventuras em estrada e fora dela. As populares DR-Z400 em versão S e SM deixaram um legado que hoje é replicado na forma das novas DR-Z4S e DR-Z4SM.

As duas Dual Sport da Suzuki foram reveladas no dia que marcou o arranque do Salão de Milão EICMA, sendo apresentadas como novidades da casa de Hamamatsu para 2025.

Apostando em manter o conceito original, mas modernizando-o, as Suzuki DR-Z4S e DR-Z4SM procuram garantir que os motociclistas têm à disposição propostas focadas em dois tipos de utilização – pisos de terra no caso da S e pisos de asfalto no caso da SM.

Condução precisa e ágil, manobrabilidade e também polivalência para enfrentar qualquer tipo de cenário. Estas são algumas das premissas que integram o conceito original, e que a Suzuki atualizou para a nova geração destas duas Dual Sport.

A chegada destas novidades no próximo ano aos concessionários da marca japonesa é assim a resposta aos inúmeros pedidos que a marca foi recebendo ao longo dos anos.

No centro das DR-Z4S e DR-Z4SM encontramos um motor monocilíndrico, uma arquitetura que se mantém igual às motos originais, mas que agora foi completamente renovada e atualizada.

Com 398 cc, refrigeração por líquido, dupla árvore de cames e uma taxa de compressão de 11.1:1, esta unidade motriz disponibiliza uma potência de 38 cv às 8.000 rpm, enquanto o binário máximo está fixado nos 37 Nm que ficam disponíveis na totalidade às 6.500 rpm.

O monocilíndrico foi profundamente trabalhado de forma a corresponder às mais atuais exigências de homologação, e por isso a Suzuki conseguiu cumprir com as normas Euro5+.

Como destaque neste novo motor, podemos realçar o uso de novos injetores de 10 orifícios, o que ajuda a atingir o funcionamento ideal e o arranque mesmo quando o motor está frio, a utilização do Suzuki Clutch Assist System para facilitar o uso da embraiagem, e ainda a tecnologia Dual Spark Plugs Suzuki para garantir máxima eficiência na combustão.

De acordo com a marca, o novo motor apresenta consumos muito contidos. No caso da DR-Z4S o consumo médio será de 3,5 litros, enquanto a DR-Z4SM terá um consumo ligeiramente inferior, de 3,4 litros. Números interessantes tendo em conta que o depósito de combustível, mais compacto e leve do que antigamente, tem capacidade para 8,7 litros.

Este motor fica instalado no interior de um quadro dupla trave, robusto, com rigidez estudada para garantir estabilidade e resistência mesmo aos pisos mais exigentes.

É acompanhado por suspensões KYB, totalmente ajustáveis à frente e atrás, sendo que as maiores diferenças, para além das afinações específicas, encontramos no curso das rodas que no caso da DR-Z4S é de 280 / 296 mm, enquanto na DR-Z4SM é de 260 / 277 mm.

As rodas, por sua vez, também são adaptadas à utilização de cada uma destas Suzuki. No caso da S são de 21 e 18 polegadas cobertas por pneus de desenho misto, enquanto na SM as dimensões das jantes são de 17 polegadas em ambos os eixos, neste caso cobertas por pneus de estrada. Tando na S como na SM com câmara de ar.

E se antigamente a eletrónica era muito reduzida, no caso das novas Suzuki DR-Z4S e DR-Z4SM encontramos um pacote eletrónico perfeitamente adaptado e de acordo com os padrões mais atuais do mundo das duas rodas.

Estas DR-Z incorporam assim sistemas como o SDMS (Suzuki Drive Mode Selector), STCS (Suzuki Traction Control System), sistema de travagem ABS personalizável, SCAS (Suzuki Clutch Assist System) e o Suzuki Easy Start System, privilegiando o controlo e segurança na condução, sem comprometer o seu desempenho, agilidade e diversão.

O SDSM apresenta assim 3 mapas de motor, que fazem variar a entrega de potência e permitindo uma maior adequação ao terreno e condições climatéricas. Os mapas A (Active), B (Basic) e C (Comfort) não limitam a potência ao nível do seu valor máximo, apenas alteram o perfil de entrega da potência.

O STCS permite configurar o controlo de tração em dois níveis, apresentando ainda um modo Gravel específico para uso fora de estrada e permitindo, adicionalmente, desligar por completo o controlo de tração.

O sistema apresenta parametrizações diferentes e específicas para as duas versões da Dual Sport.

O sistema de travagem ABS pode ser ajustado consoante o terreno, condições do mesmo e preferências do condutor, permitindo que seja desligado na roda traseira ou por completo nos dois eixos, sendo esta segunda opção um exclusivo do modelo S.

Outros destaques das Suzuki DR-Z4S e DR-Z4SM

– Altura livre ao solo: 300 mm na S e 260 mm na SM

– Altura do assento: 920 mm na S e 890 mm na SM

– Assento totalmente novo, mais confortável

– Peso a cheio: 151 kg na S e 154 kg na SM

– Proteção do motor fabricada em alumínio

– Painel de instrumentos digital em LCD

– Iluminação Full LED

– Luzes diurnas integradas nos intermitentes

– Design de carenagens atualizado e minimalista

Quanto a cores, a Suzuki confirma que a DR-Z4S estará disponível nas opções ChampionYellow nº 2 / Solid Special White Nº 2 (C1C) ou Solid Iron Gray (YUD). A DR-Z4SM estará disponível nas opções Sky Gray (Q1T) ou Solid Special White nº 2 (30H).

Quanto à disponibilidade e preço das duas versões Dual Sport, o importador da marca japonesa para o nosso País, o grupo Moteo Portugal, ainda não divulgou essas informações. Iremos atualizar esta notícia com as informações em falta assim que possível.

Galeria de fotos Suzuki DR-Z4S e DR-Z4SM

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