Depois de muitas antecipações e de nos provocar com versões protótipo e conceptuais, a CFMoto finalmente decidiu que chegou o momento de colocar nos trilhos de terra (e nas estradas de asfalto) a sua trail de maior porte numa variante mais focada no off road: a 800MT-X.
O Salão de Milão EICMA foi o palco para ficarmos a conhecer os detalhes técnicos da versão de produção, sendo que a CFMoto 800MT-X promete tornar-se num dos grandes destaques que os apaixonados pela condução fora de estrada terão à disposição já a partir de março de 2025.
Esta trail aposta num motor bicilíndrico paralelo de 799 cc, conseguidos graças a dimensões internas de 88 x 65,7 mm. Com refrigeração por líquido, dupla árvore de cames e injeção eletrónica, esta unidade motriz homologada de acordo com as normas Euro5+ conta com embraiagem deslizante multidisco em banho de óleo.
Isto tudo traduz-se numa potência anunciada de 91 cv às 8.250 rpm enquanto o binário de 86 Nm é atingido às 6.500 rpm. Diferenças significativas quando comparamos com a performance que é gerada por esta unidade motriz instalada na 800MT Explore, por exemplo.
Todo o conjunto é suportado por um quadro fabricado em aço tubular, ao qual a CFMoto aplica uma nova forquilha mais ‘desportiva’, com maior capacidade para enfrentar as irregularidades que se encontram nos pisos TT.
Neste aspeto destacamos que a forquilha invertida tem bainhas de 48 mm, sendo totalmente ajustável. Mais do que isso, permite que a roda dianteira de 21 polegadas possa percorrer um curso total de 230 mm, o que corresponde a mais 70 mm de curso do que na 800MT Explore.
No eixo traseiro o amortecedor permite igualmente afinar todos os parâmetros – compressão, extensão e pré-carga – sendo que o curso é o mesmo do eixo dianteiro, e novamente significativamente superior quando comparado do a 800MT Explore.
Travagem combinada e com ABS em curva, controlo de tração, os expectáveis modos de condução, e muita informação disponibilizada através do generoso painel de instrumentos TFT a cores de 7 polegadas.
Em termos de dimensões, a altura do assento é ajustável entre a posição baixa de 830 mm e a posição elevada de 870 mm, e o peso a cheio é de 220 kg.
Isto tendo em conta que o depósito de combustível tem capacidade para albergar 22,5 litros de gasolina, sendo que a CFMoto disponibilizará como opcional um depósito extra que, quando instalado na 800MT-X, eleva a capacidade total de combustível para os 30,5 litros!
Com guarda-lamas dianteiro em posição elevada, para-brisas ajustável em altura, e muita tecnologia combinada para tornar a 800MT-X numa moto versátil e divertida, a CFMoto confirma que o seu preço será de 8.990€. Um valor bem interessante para uma trail desta cilindrada e argumentos técnicos.
Poderá ser adquirida nas opções de cor Zephyr Blue ou Nebula Black.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!
O conteúdo EICMA 2024 – CFMoto 800MT-X já sabemos o preço e quando chega! aparece primeiro em MOTOJORNAL.