Apenas dois anos depois da chegada à Europa da primeira scooter elétrica para uso privado, a EM1 e:, a Honda anunciou durante o Salão de Milão EICMA que em 2025 teremos a possibilidade de adquirir nos concessionários europeus da marca japonesa a segunda scooter elétrica: a CUV e:.
Este é mais um passo que a Honda dá rumo ao objetivo a que se propôs, nomeadamente atingir a neutralidade carbónica da sua gama de motos durante a década de 2040.
Para os menos conhecedores dos esforços que o maior fabricante mundial de motos tem feito ao longo da história no que a motos elétricas diz respeito, esta não é a primeira vez em que teremos uma Honda com denominação CUV. Na verdade, se recuarmos até 1994, foi há três décadas que a marca japonesa comercializou no seu País de origem a CUV ES – Clean Urban Vehicle Electric Scooter.
Em comparação com a EM1 e:, a nova CUV e: tem um potencial significativamente mais ‘adulto’, apostando em acelerações suaves e velocidade máxima mais semelhante à de uma scooter com motor de combustão interna de 125 cc.
Como características de destaque nesta Honda elétrica, encontramos duas baterias Honda Mobile Power Pack e: de 48 V/1,3 kW, que podem ser removidas da scooter e estão no ‘coração’ da CUV e:, fornecendo a energia necessária ao motor lateral E-Drive de 6 kW.
A velocidade máxima desta configuração zero emissões é de 83 km/h, para uma autonomia superior a 70km, de acordo com testes internos da Honda. O sistema de assistência à marcha-atrás ajuda a estacionar em espaços apertados, sendo que o condutor poderá optar por três modos de condução – Sport, Standard e Econ – que oferecem um desempenho completo, equilibrado ou mais suave, o que, obviamente, tem influência direta na autonomia.
A CUV e: também é capaz de subir uma inclinação de 13°, a partir de um arranque de parada, com passageiro e 30 kg de bagagem, o que reforça a capacidade da unidade motriz elétrica.
As baterias Honda Mobile Power Pack e: podem ser trocadas e removem-se facilmente para serem carregadas no conforto de casa. A operação é simples: o carregador, que tem uma ventoinha para arrefecimento a ar, liga-se a uma tomada monofásica normal doméstica de corrente alterna (CA) 100-240 V e produz no máximo 270 W.
O estado do carregamento é apresentado através de 4 LEDs. Cada bateria Honda Mobile Power Pack e: pesa cerca de 10 kg e pode ser facilmente transportada e substituída graças a uma pega integrada. As baterias foram concebidas para resistir a diferentes temperaturas, níveis de humidade, impactos e vibrações.
Os tempos de carregamento anunciados pela Honda são os seguintes:
– Do zero ao máximo, o tempo de carregamento é de aproximadamente 6 horas
– Do zero aos 75 % são necessárias 3 horas
E depois temos ainda de contar com a durabilidade que muitos motociclistas associam aos componentes Honda. E neste particular podemos destacar que as baterias Honda Mobile Power Pack e: sejam carregadas mais de 2500 vezes, sem apresentarem um nível de degradação acentuado.
A CUV e: foi concebida para ser leve, ágil e fácil de manusear por todo o tipo de condutores – desde os principiantes até aos mais experientes. Algo que a Honda tem por hábito aplicar a este tipo de motos.
Por isso optaram por posicionar o assento a 766 mm de altura do solo. O quadro simples adota uma configuração tipo berço, sendo feito em aço para conferir uma resistência adicional.
Continuando pelas especificações e dimensões, a distância entre eixos é de 1310 mm, apresentando esta scooter elétrica dimensões gerais que são semelhantes às de uma SH Mode 125. O raio de viragem é de 1,9 m, perfeito para manobrar em espaços apertados, e o peso é de 120 kg.
Para gerir os movimentos do conjunto, a Honda recorreu a uma forquilha telescópica com bainhas de 31 mm e que é complementada por dois amortecedores traseiros. As jantes são de 12 polegadas, à frente e atrás, e a travagem fica a cargo de um disco de 190 mm combinado com uma pinça simples à frente, enquanto no eixo traseiro está instalado um tambor de 110 mm.
Os dois travões estão ligados pelo Sistema de Travagem Combinada (CBS – Combined Brake System). Quando se ativa o travão traseiro, o sistema CBS redireciona a força de travagem também para a pinça dianteira.
Do ponto de vista do design e da sua utilização, a CUV e: destaca-se na estrada através da sua aparência moderna e minimalista. A iluminação totalmente por LEDs dá um toque premium, mas o aspeto prático não foi esquecido. Para isso esta scooter elétrica conta com espaço plano no chão o que oferece fácil acesso para entrar e sair da scooter, e representa uma capacidade de transporte adicional.
O transporte de carga é otimizado com recurso a um compartimento interior na carenagem dianteira, e o carregamento de dispositivos móveis é feito através de uma ficha USB-C e um espaço de arrumação para material de chuva debaixo do assento. Há também um porta-bagagens traseiro/pega para o passageiro montado de origem.
O condutor terá acesso a todas as informações de bateria e condução através do ecrã TFT de cinco polegadas, concebido exclusivamente para a CUV e:, e é equipamento de série no modelo de entrada da gama.
Na versão de melhores especificações, o tamanho do ecrã aumenta para sete polegadas oferecendo uma experiência mais envolvente durante a condução, incluindo então o planeamento de rotas específicas para a scooter elétrica, música e chamadas.
Ainda não se sabe oficialmente qual a disponibilidade ou preço da nova CUV e:, mas a Honda Portugal Motos confirma que será possível adquirir esta scooter elétrica nas opções de cor Branco Pérola Jubilee, Preto Metalizado Mate Gunpowder e Prata Metalizado Premium.
Galeria de fotos da Honda CUV e:
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!
O conteúdo EICMA 2024 – Honda CUV e: chega à Europa em 2025 aparece primeiro em MOTOJORNAL.