O próximo ano é encarado pela Macbor como um período de reforço da sua gama e presença internacional. A marca espanhola, com sede em Barcelona, marcou presença no Salão de Milão EICMA apresentando aos visitantes a sua gama atual, com destaque para a recém-renovada Montana XR5 ou ainda a Rockster 410, a custom que a Revista Motojornal já testou e sobre a qual pode saber tudo na edição de novembro, já nas bancas e que pode adquirir online aqui !
Mas o certame italiano foi principalmente o momento escolhido pela Macbor para revelar quatro novidades absolutas ao público e ao mundo das duas rodas: XR1 125 Evo de produção, e os protótipos Shifter Evo 125 e Rockster 710, aos quais somamos ainda a concept Rockster 410 Bobber.
Sobre a Montana XR1 Evo, esta novidade, que chegará ao mercado português durante a Primavera de 2025, nasce no seguimento do reforço dos argumentos técnicos e dinâmicos introduzidos nesta proposta de aventura com 125 cc.
A Montana XR1 foi renovada em 2023 de forma mais profunda, e agora nasce a variante Evo, com a Macbor a procurar oferecer ainda mais e melhores capacidades para todos os motociclistas que desejam explorar este modelo espanhol fora de estrada.
Algumas das características que a tornam única são os seus acabamentos de qualidade superior, as linhas esguias e angulares que conferem ao seu design uma personalidade facilmente reconhecível, bem como o característico conjunto da ótica dianteira, a frente moderna sem bico de pato e as carenagens laterais com formas aerodinâmicas em forma de boomerang.
A Montana XR1 125 Evo apresenta-se como uma verdadeira moto do tipo trail graças à sua ergonomia, conforto, performance, que se presta a uma utilização versátil, tanto em estrada como fora dela. E para isso conta com um motor monocilíndrico de 15 cv, roda dianteira de 18 polegadas em vez de 17 polegadas, controlo de tração e também um útil painel de instrumentos TFT a cores de 5 polegadas, com conectividade e função de espelho do smartphone.
Esta Macbor estará disponível nas cores Branco, Vermelho, Azul e Preto. E a marca disponibiliza ainda o kit de três malas, sendo estes acessórios um equipamento opcional.
Ainda em fase de protótipo, o que implicará sempre alguns ajustes de pormenor até ao lançamento da versão final de produção, na EICMA a Macbor estreou a Shifter Evo 125, uma naked.
Entre as suas características diferenciadoras, destacam-se a ótica dianteira e o seu farolim traseiro, bem como os aerodinâmicos spoilers laterais que ajudarão a garantir maior estabilidade.
Em termos de equipamento, a nova Shifter Evo da Macbor apresenta um motor monocilíndrico de 4 válvulas refrigerado a água, que desenvolve uma potência máxima de 11 kW (15 cv). Com linhas desportivas e elegantes, encontramos toda a tecnologia mais recente: sistema de travagem ABS, controlo de tração (TCS) para máxima segurança e um painel de instrumentos com um generoso ecrã TFT de 5’’ e conectividade com funcionalidade “mirroring”.
Continuando pelas novidades Macbor que ainda se encontram em fase de protótipo, temos a Rockster 710.
Esta proposta está equipada com um motor bicilíndrico de 4 válvulas e de 698 cc, com 56 kW (75 cv), e que permite elevas a gama Custom da marca espanhola para um nível superior, tanto em termos de performance como de equipamento.
Com uma tonalidade bordeaux marcante, esta nova versão 710 combina as formas neo-retro da gama Rockster com a mais recente tecnologia de segurança (tem ABS, TCS), iluminação Full LED e um painel de instrumentos circular TFT de 90 mm de diâmetro com conectividade e funcionalidade “mirroring”.
Para ficar a conhecer mais detalhes da gama Macbor apenas precisa de clicar aqui .
Galeria de fotos novidades Macbor 2025
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!
O conteúdo EICMA 2024 – As quatro novidades da Macbor aparece primeiro em MOTOJORNAL.