Se há coisa que a MV Agusta consegue fazer melhor do que ninguém, é criar edições especiais de muitos dos seus modelos. Habitualmente estamos perante modelos únicos, mas no Salão de Milão EICMA a marca de Varese decidiu elevar o patamar apresentando ao mundo das duas rodas uma coleção de modelos denominada de Ottantesimo Collection.
Como o nome da coleção indica, as MV Agusta Ottantesimo Collection são a forma que a marca encontrou de celebrar a sua história no período pós-Guerra Mundial, nomeadamente com o que foi a recuperação do projeto 98, o primeiro motor da Meccanica Verghera (MV), que, entretanto, tinha sido protegido da invasão alemã que ocupou a fábrica da marca durante a guerra.
Em 1945, o tal projeto “top secret”, ainda em fase de esquemas, e que foi protegido em caves das casas de alguns mecânicos e engenheiros de confiança, é finalmente concretizado com a apresentação da MV 98.
Não era muito mais do que apenas uma bicicleta com motor, mas foi o arranque do que atualmente conhecemos como MV Agusta.
Como tributo a esta histórica fantástica de resistência e paixão pela mecânica, a marca de Varese decidiu criar um conjunto de motos especiais que passam a integrar a Ottantesimo Collection. Uma referência aos 80 anos, celebrados a 19 de janeiro de 2025, desde que a MV 98 foi apresentada na fábrica em Cascina Costa, a pouca distância do que é hoje em dia o aeroporto de Milão – Malpensa.
Na celebração deste aniversário tão marcante, o MV Agusta Centro Stile redesenhou o histórico símbolo MV, que substitui o logótipo habitualmente ostentado nos depósitos de combustível das modernas motos italianas.
O novo logótipo da coleção Ottantesimo Collection foi concebido para reforçar a ligação da marca com a sua herança mecânica, enquanto a palavra Ottantesimo destaca que estamos perante um modelo especial.
Esta coleção especial integra um total de seis modelos, divididos entre a gama de motos equipadas com o motor de três cilindros e o motor de quatro cilindros:
Tricilíndrico de 800 cc
– Brutale RR Ottantesimo
– Dragster RR Ottantesimo
– F3 RR Ottantesimo
– Superveloce S Ottantesimo
Tetracilíndrico de 1000 cc
– Brutale 1000 Ottantesimo
– Brutale 1000 RR Ottantesimo
Cada modelo da Ottantesimo Collection será produzido em quantidade limitada a 500 unidades. Serão facilmente reconhecíveis graças à mesa de direção com o número exclusivo gravado a laser, sendo que alguns modelos poderão ter essa numeração inserida no depósito de combustível. Refira-se que cada moto será entregue com o respetivo certificado de autenticidade.
Os destaques da gama três cilindros 800 cc
A plataforma ‘tre cilindri’ de 800 cc mantém a performance desportiva, reforçada com o recurso a soluções técnicas exóticas, como a cambota contrarrotante, uma solução usada em MotoGP e que permite melhorar o comportamento dinâmico ao contrariar o efeito giroscópico da roda dianteira.
Todos os modelos equipados com este motor mantêm a sua performance inalterada para 2025. Mas, cumprindo com as normas europeias, serão agora denominados de Euro5+, cumprindo por isso com as restritivas normas antipoluição.
Todos os modelos incluem plataforma de medição de inércia de 6 eixos, que gere os quatro modos de condução – Rain, Sport, Race e Custom.
No caso do modo de condução Custom o condutor poderá ajustar livremente os parâmetros de controlo de tração, sensibilidade do acelerador, binário disponibilizado, potência disponibilizada, limitador de rotações ou até mesmo o funcionamento das suspensões eletrónicas em modelos que as utilizem.
O pacote eletrónico fica completo com a presença de ABS com função em curva, que disponibiliza dois modos de funcionamento, e integra a função de mitigação do levantar da roda traseira em travagem.
O controlo de arranque e o “anti wheelie” ajudam os condutores que procuram mais eficácia em aceleração a manter as suas Ottantesimo Collection de 800 cc sob controlo.
Todos os modelos estão equipados com Cruise Control de série, tal como o quickshift bidirecional.
De um ponto de vista mais específico, as Brutale RR Ottantesimo, F3 RR Ottantesimo e ainda a Superveloce S Ottantesimo utilizam uma nova embraiagem de 9 discos, deslizante e assistida, que, de acordo com a MV Agusta, permite reduzir em 50% a força com que se aperta a manete da embraiagem.
Já a Dragster RR Ottantesimo mantém a embraiagem SCS, um sistema que permite parar por completo e arrancar novamente sem que o condutor seja obrigado a recorrer manualmente à embraiagem.
A F3 RR Ottantesimo é fornecida com um kit performance que permite a esta supersport anunciar uma potência máxima de 155 cv. O kit inclui o sistema de escape Akrapovic, proteção da ponteira em fibra de carbono, tampa do depósito maquinada e ainda tampa do assento do passageiro.
A Superveloce S Ottantesimo inclui assento em Alcantara, novas jantes Millerighe, um kit de escape Arrow que aumenta a potência para 153 cv, e ainda uma tampa do assento do passageiro.
As cores que adornam as carenagens de cada modelo três cilindros da Ottantesimo Collection são as seguintes:
– Brutale RR Ottantesimo: Rosso Ago e Argento Ago, com grafismos exclusivos e o logótipo Heritage;
– Dragster RR Ottantesimo: Metallic Carbon Black e Argento Ago, com logótipo Heritage em dourado;
– F3 RR Ottantesimo: Argento Ago e Rosso Ago, com logótipo Heritage;
– Superveloce S Ottantesimo: Fire Red e Satin Intense Silver.
Os destaques da gama quatro cilindros de 1000 cc
Ao contrário das três cilindros ‘oitocentos’, as novas versões de 1000 cc e quatro cilindros em linha apresenta diversas melhorias em termos de performance nesta geração Euro5+. Isto inclui nova centralina que conta com novas parametrizações de injeção específicas para os diferentes mapas de motor, concebidas para tornar mais sensível o acelerador aos impulsos do condutor.
As árvores de cames apresentam perfis redesenhados, e por isso a MV Agusta confirma que estas motos terão performances superiores em comparação com a anterior geração E5. Os ganhos em termos de potência atingem os 15 cv e 20 Nm às 5.500 rpm, sendo que no regime mais elevado o ganho de potência é de 12 cv e 10 Nm de binário às 9.500 rpm.
Em termos absolutos, a MV Agusta anuncia que o seu atualizado motor tetracilíndrico de 1000 cc atinge os 201 cv e 116 Nm.
O sistema de escape da Brutalle 1000 Ottantesimo e Brutale 1000 RR Ottantesimo foi redesenhado em colaboração com a Arrow, permitindo otimizar a performance do motor, mas, principalmente, e tal como acontece nos modelos da MV Agusta, tornar a sonoridade ainda mais viciante e profunda.
Este motor tem ainda uma nova embraiagem de 10 discos, que reduz a força necessária a aplicar na manete para metade, e o acelerador eletrónico controla quatro modos de condução: Rain, Sport, Race e Custom, sendo que no último o condutor poderá definir a intervenção dos diversos parâmetros das ajudas eletrónicas à condução.
As cores que são usadas nos modelos quatro cilindros 1000 cc da Ottantesimo Collection são as seguintes:
– Brutale 1000 Ottantesimo: Rosso Ago e Argento Ago, com logótipo Heritage em dourado;
– Brutale 1000 RR Ottantesimo: Fire Red e Ago Matte Silver.
Galeria de fotos da MV Agusta Ottantesimo Collection
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!
O conteúdo EICMA 2024 – MV Agusta Ottantesimo Collection aparece primeiro em MOTOJORNAL.