Vai haver um novo Ford Escort RS de primeira geração. Muito limitado, é certo, e construído pela Boreham Motorworks. No entanto, este não é um ‘restomod’ feito a partir de uma unidade já existente, o chassis é novo e conta com o carimbo da Ford.
A Boreham Motorworks vai produzir 150 unidades deste modelo e os clientes poderão escolher entre duas unidades de potência. A primeira opção, disponível como entrada, é o bloco ‘Twin Cam’, com cilindrada aumentada para os 1845 cc e 185 cv de potência máxima, que está associado a uma caixa manual de quatro velocidades.
Quem quiser mais potência tem o segundo motor, com 2.1 litros e quatro cilindros, que deriva da competição. Tem, no total, 300 cv de potência e pode ir até às 10.000 rpm. A caixa de velocidade é uma dogleg de cinco velocidades.
Apesar de mais moderno, a Boreham Motorworks quis respeitar os mais puristas. Como tal, não há direção assistida, nem ABS.
A apresentação final decorre no próximo verão e cada unidade terá o custo aproximado de 360.000 euros. A produção dos 150 exemplares arranca no terceiro trimestre do próximo ano.