Sem categoria Quem é Ivan Domingues, o português mais bem colocado para chegar à F1?

Quem é Ivan Domingues, o português mais bem colocado para chegar à F1?


O último representante de Portugal no Mundial de Fórmula 3 foi António Félix da Costa. Passados 12 anos, a bandeira nacional volta a tempo inteiro a um dos campeonatos que serve de antecâmara à Fórmula 1. Ivan Domingues vai competir pela Van Amersfoort Racing em 2025 e promete tentar fazer o seu melhor para alcançar voos mais altos.

 

Como o próprio jovem de 18 anos afirma, o objetivo é claro: chegar à Fórmula 1.

“Sei que tenho um grande desafio pela frente, mas estou também perante uma grande oportunidade, que vamos procurar agarrar com toda a força e profissionalismo, para dar mais um passo seguro, rumo à Fórmula 2 e depois à Fórmula 1”, afirmou Ivan Domingues.

Nascido a 5 de maio de 2006, o piloto natural de Leiria começou com apenas oito anos no karting, inspirado pelo seu pai e irmão. Aos 9 anos participou no primeiro campeonato de Portugal.

Em solo nacional conquistou a Taça de Portugal de Karting e foi vice-campeão nacional em 2017, 2018 e 2019. Aos 14 anos mudou-se para Itália, para profissionalizar a sua formação e dar o salto para a Fórmula 4.

Na época passada, em 2024, já na FRECA (Fórmula Regional Europeia by Alpine), destacou-se como um dos melhores estreantes (dois pódios e melhor rookie em 3 corridas), o que o ajudou a garantir um lugar no Mundial de Fórmula 3.

Ivan Domingues, que tem como referências Ayrton Senna e Max Verstappen, vai estrear-se num monolugar de Fórmula 3 já em fevereiro, em Barcelona, altura em que decorrem os testes da categoria.

“Será o primeiro contacto com um carro novo, que segundo as novas especificações recebe alterações sobretudo nos pneus e no pack aerodinâmico, no sentido de potenciar mais proximidade e oportunidades de ultrapassagem, um pouco à imagem do que se pretende para a Fórmula 1. Até lá, continuarei 100% focado na minha preparação, que implica sessões físicas e de simulador bi-diárias. Todo o planeamento para a nova temporada foi feito no sentido de criar uma estrutura de apoio e uma rotina profissional que permita apresentar-me da melhor forma assim que tenha oportunidade de começar a testar”, revelou o jovem piloto português.

Leia Também: Portugal volta a ter um piloto no Mundial de Fórmula 3

Related Post

Generated by Feedzy