Parece saído de um filme do Batman, mas é o novo protótipo apresentado pela Renault. O Filante Record 2025 visa alcançar um recorde de consumo e autonomia, tendo um design baseado em dois modelos do passado.
Falamos do 40 CV des Records e o Étoile Filante (estrela cadente). Estes monolugares “perseguidores de recordes” ganharam uma série de prémios de velocidade e resistência, nos anos 20 e 50, respetivamente. Hoje, o Renault Filante Record 2025 – um protótipo elétrico – pretende estabelecer novos recordes de eficácia.
As suas linhas aguçadas visam maximizar a aerodinâmica e desafiar os limites da eficiência energética. O objetivo é partir à conquista de um recorde de consumo e autonomia.
Com uma bateria de 87 kWh, equivalente à do Renault Scenic, o protótipo francês tem 5,12 metros de comprimento, mas pesa apenas… 1.000 quilos. Com um chassis de 400 kg, a Renault conseguiu este ‘peso-leve’ com uma combinação única de ligas de alumínio, carbono e aço. Além disto, os engenheiros da fabricante francesa usaram também alumínio de alta resistência destinada à impressão 3D. Com recurso à inteligência artificial, o software de simulação permitiu que a Renault identificasse áreas onde poderia ser eliminado o excesso de materiais.
Além de tudo isto, os pneus também foram escolhidos com um propósito. De acordo com a Renault, os pneus têm um impacto de 20% na autonomia de um elétrico e, por isso, é que o Filante Record 2025 está ‘calçado’ com uns Michelin de 19 polegadas para reduzir a perda de energia e ter a melhor área de contacto possível com o solo.
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