Sem categoria Skoda revela planos: “Vão ser lançados quatro novos elétricos até 2027”

Skoda revela planos: “Vão ser lançados quatro novos elétricos até 2027”


A Skoda aumentou a sua produção a nível mundial em 2024 e cresceu nas vendas a nível nacional. Há razões para sorrir no seio da fabricante checa, mas o ‘comboio’ no mercado automóvel não para e o futuro tem de ser preparado antecipadamente.

 

Luís Mateus, diretor-geral da Skoda em Portugal, falou em exclusivo com o Auto ao Minuto e revelou quais os modelos que em 2025 vão chegar a Portugal e revelou o plano para os próximos anos delineado pela Skoda. 

Em 2030, a marca da Chéquia quer ser totalmente elétrica e não haverá um retrocesso neste caminho, segundo o responsável da Skoda. O investimento está a acontecer nesse sentido e de acordo com Luís Mateus “é nos momentos de elevada turbulência e incerteza que surgem as melhores oportunidades”.

A procura pelo Skoda Kamiq, Octavia e Kodiaq excedeu largamente a nossa capacidade de entrega

Portugal foi o país europeu que registou o maior crescimento nas vendas em 2024. Qual a meta da Skoda para 2025?

O crescimento da Skoda em Portugal em 2024 foi muito positivo, superando a média da marca a nível global. Enquanto as entregas mundiais aumentaram 6,9%, em Portugal crescemos 10% e reforçámos a nossa quota de mercado. Este desempenho reflete o impacto da nossa ofensiva de produto e da nossa estratégia focada na proximidade com o cliente, o que se traduziu numa elevada procura pelos nossos modelos, nomeadamente pelo Skoda Kamiq, Octavia e Kodiaq, cuja demanda excedeu largamente a nossa capacidade de entrega. Para 2025, a nossa meta é manter a trajetória de crescimento dos últimos anos procurando conjugar a consolidação da nossa presença em alguns segmentos de mercado onde a nossa posição já é significativa, com a entrada em novos territórios num claro propósito de conquista de uma faixa alargada de novos clientes. Para os próximos anos, o nosso propósito é ultrapassar os 4% de quota de mercado mediante a implementação da segunda fase da nossa estratégia Skoda NEXT LEVEL_30 que passa, entre outros, pelo lançamento de diversos modelos em novos segmentos de mercado e pelo reforço da nossa oferta em segmentos onde, já hoje, operamos com sucesso.

Skoda Kamiq numa das fábricas da marca © Skoda

Apesar do forte crescimento, os números dizem que a expressão da Skoda ainda é maior noutros mercados europeus. Por que razão isto acontece?

A Skoda tem uma presença histórica muito consolidada em diversos mercados na Europa Central e na Europa de Leste onde está entre as marcas mais vendidas desde há vários anos. Nos últimos anos, devido ao enorme reforço da sua capacidade de produção, a marca Skoda pôde, finalmente, dar início a uma ambiciosa estratégia de crescimento noutras geografias, nomeadamente no norte e no sul da Europa onde, naturalmente, o nosso mercado está incluído. No entanto, e para que fique claro, a estratégia de crescimento que foi desenhada não passa apenas pela alocação de mais produção de viaturas, mas também pela implementação de uma estratégia assente em pilares sólidos e duradouros e totalmente focada no cliente e no valor de marca. Nesse sentido, hoje já podemos verificar que a perceção da marca Skoda no nosso mercado está já num processo acelerado de mudança sendo sintomático, por exemplo, o crescimento exponencial do valor residual em todos os nossos modelos o que significa mais valor para os clientes no momento de troca da sua viatura.

Num momento que se avizinham fortes transformações na indústria automóvel, a chegada de novas marcas asiáticas à Europa nem sequer será o maior dos desafiosHá cada vez mais concorrência no mercado, com a chegada de inúmeras marcas novas, principalmente asiáticas, a Portugal. Qual a estratégia da Skoda para lidar com este aumento do número de rivais?

A Skoda celebra este ano 130 anos de existência, sendo uma das marcas mais antigas na indústria automóvel. Ao longo destes 130 anos, a Skoda ultrapassou com sucesso diversos momentos de crise internacional (nomeadamente a duas guerras mundiais) tendo sabido sempre, de uma forma muito inteligente, adaptar-se às circunstâncias de mercado. Como? Mantendo desde sempre os 3 valores que fazem parte do seu ADN e que ainda hoje se respiram na sua sede em Mladá Boleslav: paixão (pela construção de automóveis), foco (no cliente e nas suas necessidades) e adaptabilidade (procurando as melhores, mas nem sempre as mais fáceis, soluções).

Num momento que se avizinham fortes transformações na indústria automóvel (e a chegada de novas marcas asiáticas à Europa nem sequer será o maior dos desafios), a Skoda está a posicionar-se estrategicamente para fazer face a um novo enquadramento de mercado que, em simultâneo, irá aportar uma nova regulamentação, novos concorrentes e um consumidor em pleno processo de evolução. Por outro lado, sabemos que é nos momentos de elevada turbulência e incerteza que surgem as melhores oportunidades pelo que acreditamos que o know-how e experiência acumulados ao longo de 130 anos e ainda os valores que estão incrustados no ADN da marca Skoda irão, uma vez mais, fazer a diferença para ultrapassarmos com sucesso os desafios que se avizinham.

Skoda Elroq (100% elétrico) já pode ser encomendado em Portugal © Skoda  

Que lançamentos podemos esperar da Skoda ainda este ano e a médio-prazo?

Em 2025, a Skoda vai continuar a fortalecer a sua posição no mercado português, com lançamentos que prometem impulsionar ainda mais o seu crescimento. Um dos principais destaques será o Elroq, um SUV totalmente elétrico com uma excelente relação qualidade-preço, que reflete a estratégia da marca para o segmento de SUV compactos elétricos.

Além disso, irá lançar o novo Enyaq que continuará a ser uma peça-chave no portfólio da marca. Por outro lado, a Skoda irá continuar a atualizar os seus modelos a combustão com a introdução de motorizações ultra eficientes e ainda atualizar a sua oferta de motorizações híbridas plug-in (com baterias de 2.ª geração) que combinam o melhor dos dois mundos: um motor a combustão para que chegar ao destino nunca seja um desafio e, simultaneamente, um sistema de propulsão 100% elétrico, com tempos de carregamento extremamente reduzidos, e que permite uma autonomia em modo elétrico até 120km. Com um portfólio mais alargado e uma estratégia de crescimento bem definida, a Skoda está assim numa excelente posição para continuar a consolidar a sua presença em Portugal.

A Škoda comprometeu-se em atingir a neutralidade carbónica já em 2030. Este comprometimento ainda se mantém? Algumas marcas já voltaram atrás.

O compromisso da Skoda com a sustentabilidade mantém-se firme e dentro dos prazos previamente anunciados. Estamos a investir 5,6 mil milhões de euros na eletrificação da nossa gama e mais 700 milhões de euros na digitalização até 2027, com o objetivo de alcançar a neutralidade carbónica já em 2030. Todas as nossas fábricas na Europa já utilizam energia renovável e continuamos a expandir a produção de baterias e de veículos elétricos, como o Elroq e o Enyaq. Adicionalmente irão ser lançados 4 novos modelos 100% elétricos até 2027 para além do alargamento das nossas soluções plug-in Hybrid para toda a gama Skoda. O nosso plano de lançamentos reflete assim nosso posicionamento para um futuro que pretendemos mais sustentável.

Luís Mateus é o diretor-geral da Skoda em Portugal desde 2017 © Skoda

Leia também: Skoda elétrico mais acessível já está a ser produzido 

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