“Isto reflete um contexto económico global particularmente desafiante e imprevisível para os fabricantes de automóveis”, refere a associação em comunicado, acrescentando que na comparação entre março de 2024 e março de 2025, as vendas caíram 0,2%.
O registo de 412.997 carros elétricos no primeiro trimestre do ano levou os veículos movidos a bateria para 15,2% da quota de mercado da UE, superior à de 12% de há um ano, embora esse nível esteja “ainda longe das expectativas”, disse a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA).
Em março, as matrículas de automóveis elétricos aumentaram 17,1% e, entre os principais mercados da UE, registaram-se fortes aumentos em Espanha (93%), Alemanha (+35,5%) e Itália (74,8%), enquanto em França diminuíram 13,9%.
Em termos homólogos, no primeiro trimestre, as vendas de veículos elétricos registaram um aumento global de 23,9%, com subidas significativas em Espanha (68,9%), Alemanha (38,9%), Itália (72,5%), Bélgica (+29,9%) e Países Baixos (+7,9%), mas uma descida de 6,6% em França.
Os híbridos ‘plug-in’ viram as suas vendas aumentar 12,4% e os híbridos não ‘plug-in’ 23,9% em março, enquanto no conjunto do primeiro trimestre foram registados mais 1,1% de híbridos ‘plug-in’ e mais 20,7% de híbridos não ‘plug-in’.
Entre janeiro e março, o crescimento homólogo dos híbridos ‘plug-in’ foi liderado pela França (+47,5%), Espanha (+36,6%), Itália (+15,3%) e Alemanha (+10,5%).
A quota de mercado dos híbridos na UE situou-se em 35,5% e a soma dos veículos elétricos e híbridos atingiu uma quota de mercado de 59,2% dos novos registos na UE em março de 2025, contra 49,1% no ano anterior, afirmou a ACEA.
Os automóveis com motor de combustão (diesel e gasolina) viram a quota cair num ano de 48,3% para 38,3%.
Entre janeiro e março, o número de matrículas de automóveis a gasolina diminuiu 20,6%, com quebras em todos os principais mercados: França (-34,1%), Alemanha (-26,6%), Itália (-15,8%) e Espanha (-9,5%), deixando a quota de mercado em 28,7%, contra 35,5% um ano antes.
Os registos de automóveis a gasóleo diminuíram 27,1%, representando agora apenas 9,5% do mercado da UE.
Além disso, em março de 2025, a variação homóloga mostrou uma queda de 20,7% nos registos de automóveis a gasolina e uma queda de 25,5% nos registos de automóveis a gasóleo, disse a ACEA.
Entre os construtores, a evolução mais significativa é a queda das vendas do construtor automóvel norte-americano Tesla: uma queda de 45% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, em contraste com um aumento médio de 12% para os veículos elétricos.
A empresa do bilionário Elon Musk vendeu 36.167 veículos no primeiro trimestre deste ano, em comparação com 65.774 unidades há um ano.
No mês de março, a Tesla vendeu 28.502 carros na União Europeia, contra 39.684 no mesmo mês de 2024, o que representa uma queda de 28,2%, que contrasta com o aumento médio de 23,9% dos carros a bateria no mesmo período.
Leia Também: Providência de Varandas rejeitada pelo Tribunal Central Administrativo