Sem categoria Vendas de automóveis na UE caíram no primeiro trimestre. Eis os números

Vendas de automóveis na UE caíram no primeiro trimestre. Eis os números


“Isto reflete um contexto económico global particularmente desafiante e imprevisível para os fabricantes de automóveis”, refere a associação em comunicado, acrescentando que na comparação entre março de 2024 e março de 2025, as vendas caíram 0,2%.

 

O registo de 412.997 carros elétricos no primeiro trimestre do ano levou os veículos movidos a bateria para 15,2% da quota de mercado da UE, superior à de 12% de há um ano, embora esse nível esteja “ainda longe das expectativas”, disse a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA).

Em março, as matrículas de automóveis elétricos aumentaram 17,1% e, entre os principais mercados da UE, registaram-se fortes aumentos em Espanha (93%), Alemanha (+35,5%) e Itália (74,8%), enquanto em França diminuíram 13,9%.

Em termos homólogos, no primeiro trimestre, as vendas de veículos elétricos registaram um aumento global de 23,9%, com subidas significativas em Espanha (68,9%), Alemanha (38,9%), Itália (72,5%), Bélgica (+29,9%) e Países Baixos (+7,9%), mas uma descida de 6,6% em França.

Os híbridos ‘plug-in’ viram as suas vendas aumentar 12,4% e os híbridos não ‘plug-in’ 23,9% em março, enquanto no conjunto do primeiro trimestre foram registados mais 1,1% de híbridos ‘plug-in’ e mais 20,7% de híbridos não ‘plug-in’.

Entre janeiro e março, o crescimento homólogo dos híbridos ‘plug-in’ foi liderado pela França (+47,5%), Espanha (+36,6%), Itália (+15,3%) e Alemanha (+10,5%).

A quota de mercado dos híbridos na UE situou-se em 35,5% e a soma dos veículos elétricos e híbridos atingiu uma quota de mercado de 59,2% dos novos registos na UE em março de 2025, contra 49,1% no ano anterior, afirmou a ACEA.

Os automóveis com motor de combustão (diesel e gasolina) viram a quota cair num ano de 48,3% para 38,3%.

Entre janeiro e março, o número de matrículas de automóveis a gasolina diminuiu 20,6%, com quebras em todos os principais mercados: França (-34,1%), Alemanha (-26,6%), Itália (-15,8%) e Espanha (-9,5%), deixando a quota de mercado em 28,7%, contra 35,5% um ano antes.

Os registos de automóveis a gasóleo diminuíram 27,1%, representando agora apenas 9,5% do mercado da UE.

Além disso, em março de 2025, a variação homóloga mostrou uma queda de 20,7% nos registos de automóveis a gasolina e uma queda de 25,5% nos registos de automóveis a gasóleo, disse a ACEA.

Entre os construtores, a evolução mais significativa é a queda das vendas do construtor automóvel norte-americano Tesla: uma queda de 45% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, em contraste com um aumento médio de 12% para os veículos elétricos.

A empresa do bilionário Elon Musk vendeu 36.167 veículos no primeiro trimestre deste ano, em comparação com 65.774 unidades há um ano.

No mês de março, a Tesla vendeu 28.502 carros na União Europeia, contra 39.684 no mesmo mês de 2024, o que representa uma queda de 28,2%, que contrasta com o aumento médio de 23,9% dos carros a bateria no mesmo período.

Leia Também: Providência de Varandas rejeitada pelo Tribunal Central Administrativo

Related Post

Generated by Feedzy