A empresa de segurança digital PCAutomotive surpreendeu tudo e todos ao apresentar, na edição de 2025 da conferência de cibersegurança Black Hat Asia, uma falha de segurança que permite controlar um Nissan Leaf de 2020 através da internet.
Esta vulnerabilidade, detetada no seio da função de Bluetooth da unidade de ‘infotainment’, faz com que qualquer ‘hacker’ consiga manobrar, remotamente e a partir de qualquer parte do mundo, uma série de funções, entre elas, o microfone, para gravar conversas entre ocupantes e até mesmo… o sistema de direção.
Num vídeo partilhado com todos os (assustados) presentes, a PCAutomotive demonstrou o quão simples pode ser conduzir este veículo da marca japonesa, buzinar, ajustar os espelhos retrovisores, abrir as janelas ou trancar e destrancar as portas.
Esta descoberta teve lugar em 2023, sendo que esta exposição pública, explicou a própria empresa, teve como objetivo alertar para a urgência de corrigir a falha de segurança. A Nissan garante, ainda assim, estar a trabalhar no caso.
“A PCAutomotive contactou a Nissan a propósito da sua pesquise. Ainda que rejeitemos divulgar contramedidas específicas ou detalhes, por razões de segurança, para segurança e paz de espírito dos nosso clientes, vamos continuar a desenvolver e lançar tecnologias para combater ciberataques cada vez mais sofisticados”, referiu, em comunicado.
Leia Também: Nissan prevê perdas de até 4.260 milhões de euros no exercício 2024-2025