O Grande Prémio da Emília-Romagna arranca já esta sexta-feira, e terá como principal ‘aperitivo’ a estreia de Franco Colapinto, que irá fazer dupla com Pierre Gasly, na Alpine, na sequência da dispensa de Jack Doohan, que não resistiu aos maus resultados.
Aos 21 anos de idade, o piloto natural de Pilar irá tornar-se no primeiro argentino a disputar uma corrida de Fórmula 1 em mais de 20 anos. O último foi Gastón Mazzacane, no Grande Prémio de São Marino de 2001, em representação da Prost Acer… e acabou demitido, pouco tempo depois.
Franco Colapinto entrou no mundo automóvel pela ‘porta’ dos karts, com apenas nove anos de idade, e deu, desde cedo, nas vistas, com a conquista de diversos campeonatos nacionais, pelo que, em 2018, teve a oportunidade de mostrar o que valia, na Fórmula 4 Espanhola.
O impacto foi quase imediato, de tal maneira que se sagrou campeão, no ano seguinte, com um total de 11 triunfos. Daí em diante, as provas de qualidade foram-se sucedendo, em competições como a Toyota Racing Series ou o Campeonato Mundial de Resistência.
Em 2021, o albiceleste tornou-se no segundo piloto mais jovem da história a correr as 24 Horas de Le Mans, ao serviço da G-Drive Racing, e, no ano seguinte, ‘saltou’ para a Fórmula 3, sendo que foi nono classificado, em 2022, e quarto, em 2023.
Em 2024, foi uma das principais figuras do Campeonato do Mundo de Fórmula 2, o que lhe valeu uma nova chance, desta feita, na Fórmula 1, ao volante de um Alpine. Será sobre ele que estarão virados grande parte dos ‘holofotes’, este fim de semana.
Leia Também: Marque já na agenda. Eis os horários do GP da Emília-Romagna em Fórmula 1