Se dispõe de um veículo ligeiro e circula numa autoestrada portuguesa, já se terá, provavelmente, sentido tentado a ir além do limite legal de 120 km/h. No entanto, saiba quem não compensa… e nem sequer estamos a falar da multa.
José Ángel Murcia, professor de matemática espanhol, publicou, nas redes sociais, um vídeo que se tornou viral, no qual explica por que não vale a pena circular a 140 km/h: “Quando vou a 60 km/h, faço 60 quilómetros numa hora e um quilómetro num minuto. O tempo que demoro a fazer um quilómetro são 60 segundos”.
“Se fosse a 120 km/h, demoraria, precisamente, metade, porque a velocidade é o dobro. Demoraria 30 segundos. Quando passo de 20 km/h para 40 km/h, demoro metade do tempo. Quando aumento outros 20 km/h, já não demoro metade do tempo. Para isso, teria de aumentar mais 20 km/h”, prosseguiu.
“Entre 120 km/h e 140 km/h, só ganho uns poucos segundos para completar um quilómetro. Entre ir a uma velocidade legal e a uma velocidade ilegal, só ganho segundos para percorrer cada quilómetro. Isto deve-se à relação inversa que há entre a velocidade e o tempo que demoramos a percorrer no espaço”, completou.
Em Portugal, circular numa autoestrada ao volante de um veículo ligeiro ou de um motociclo a 140 km/h dá direito a uma multa que pode ir dos 60 aos 300 euros.
Comparte si te ha sido de utilidad. pic.twitter.com/8uBWrsV0B6
— Smartickmetodo (@Smartickmetodo) May 20, 2024
Leia Também: Adivinha? É neste mês que há mais veículos nas autoestradas portuguesas