Portugal ficou, há menos de um ano, em choque com o caso de uma criança de 15 meses, que sofreu queimaduras, depois de ter ficado fechada dentro de um carro durante cerca de três horas, na cidade de Felgueiras.
Este foi mais um episódio provocado pelo chamado síndrome do bebé esquecido, o resultado de realidades como o stress, o cansaço e a sobrecarga de trabalho que tantas vezes afetam os pais, e que pode mesmo ter resultados trágicos. No entanto, saiba que há maneiras de combatê-lo.
Se é utilizador da aplicação Waze, por exemplo, saiba que existe uma função dedicada a evitar estes incidentes. Basta-lhe aceder às Definições, carregar em ‘Lembretes’ e, depois, em ‘Lembrete de Crianças’, para ser avisado de que tem uma no carro, sempre que chega a um destino.
Há, também, toda uma série de tecnologias que têm este fim, como por exemplo o ‘Remmy Car Baby Alert’, um dispositivo que dispõe de um sensor de presença, ou o ‘EvenFlo’, que se liga ao rádio para emitir um sinal sonoro e evitar esquecimentos.
Há, inclusive, à venda cadeirinhas inteligentes que contemplam um misto de todas estas tecnologias, para assegurar a total segurança dos mais novos.
Leia Também: Tem um iPhone? Novo CarPlay está disponível a partir de hoje… para poucos