O mundo do desporto automóvel vai parar, no próximo domingo, pelas 14h00 (hora de Portugal Continental), para assistir ao Grande Prémio do Mónaco, um dos mais aguardados do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, que, este ano, contará com uma novidade.
Pela primeira vez, os pilotos terão de parar, obrigatoriamente, pelo menos, duas vezes nas ‘boxes’. O objetivo passa por aumentar a competitividade, dada a dificuldade acrescida de haver ultrapassagens, nas estradas de Monte Carlo, e, assim, torná-la mais interessante. Mas, afinal, o que mudará ao certo?
“Se tivermos uma corrida sem quaisquer ‘safety cars’, tal como aconteceu no Mónaco, em 2021 e 2023, isso tornará ambas as fases de ‘pit stops’ mais interessantes”, explicou Bernie Collins, especialista de estratégia da estação televisiva britânica Sky Sports.
“Se o tráfego não for o mesmo, porque todos os carros estão a puxar mais, pode tornar-se numa corrida de ‘undercut’. Normalmente, o que cria o tráfego é quando alguém faz um primeiro ‘stint’ muito longo ou se conduz muito lentamente para criar uma janela de ‘pit'”, prosseguiu.
“No entanto, se esse tráfego não estiver lá, então, um ‘undercut’ vai funcionar, no Mónaco. A questão é que, historicamente, o tráfego impediu isso de acontecer. As pessoas vão ter reagir muito àquilo que os outros vão fazer”, completou.
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