Já é uma tradição de meados de junho. As 24 Horas de Le Mans levam a elite global das corridas de resistência ao Circuito de La Sarthe para aquele que é um dos eventos mais antigos e reputados do automobilismo – e também do desporto como um todo.
Mas não é demais recordar como funciona o formato. A corrida em si tem 24 horas de duração – ou uns breves minutos a mais, já que termina no fim da volta em que se atingirem as 24 horas desde o começo. O início é no sábado à tarde (15h00, no caso deste ano), contando-se 24 horas desde que é mostrada a bandeira francesa que assinala o arranque.
Formato
A ação começa muito antes da corrida. Este domingo realizou-se o dia de testes e, ao longo da semana, existirão treinos livres e qualificações para todas as classes – incluindo sessões noturnas, essenciais para preparar essas condições. O formato é este:
Quarta-feira
Treino livre 1
Qualificação LMP2/LMGT3
Qualificação Hypercar
Treino livre 2
Quinta-feira
Treino livre 3
Hyperpole 1 e 2 LMP2/LMGT3
Hyperpole 1 e 2 Hypercar
Treino livre 4
Sábado
Warm-up
Corrida (Início e primeiras 8 horas pelo horário local, 9 horas pelo horário de Portugal Continental)
Domingo
Corrida (Restante duração até ao fim)
Categorias
Ao contrário de outras competições automóveis, há mais do que uma categoria de carros em pista a competirem ao mesmo tempo – três, mais em concreto: Hypercar (incluindo os LM Hypercar e LMDh, modelos híbridos e modelos não híbridos); LMP2; e LMGT3.
Cada uma das categorias tem a sua própria classificação. O vencedor absoluto é aquele que terminar na liderança ao cabo das 24 horas de corrida. Ou seja, o que tiver acumulado mais quilómetros. E pode ser de qualquer categoria, embora seja irrealista qualquer cenário em que não seja um LM Hypercar ou LMDh a ganhar.
Os LM Hypercar e LMDh, assim como os LMP2, são protótipos de competição. Enquanto os LM Hypercar e os LMDh têm o cunho de cada construtor e maior desempenho, os LMP2 são todos carros Oreca 07-Gibson. Já os LMGT3 tratam-se de modelos GT3 de estrada, preparados para competição.
Pilotos e tempo de pilotagem
Todos os carros têm um alinhamento de três pilotos e todos têm de passar pelo volante. O mesmo piloto só pode pilotar durante quatro horas num qualquer período de seis horas (excluem-se paragens nas boxes e suspensões com bandeiras vermelhas).
Já nas classes LMP2 e LMGT3, cada piloto das categorizações Silver e Bronze deve pilotar entre um mínimo de seis e um máximo de 14 horas. Infrações são penalizadas, mas em algumas circunstâncias os comissários podem ajustar os limites mínimo e máximo.
Em LMP2, pelo menos um dos três pilotos do mesmo carro deve ser Silver ou Bronze, enquanto nos LMGT3 deve haver um piloto Bronze e outro que seja Silver ou Bronze.
Neutralizações
Como noutras corridas de automóveis, as 24 Horas de Le Mans são passíveis de neutralizações devido a incidentes – incluindo bandeiras amarelas locais ou gerais (‘full course yellow’), safety car, ‘slow zones’ e até interrupções com bandeiras vermelhas.
Se for necessário mostrar bandeira vermelha, o tempo de pilotagem durante esse período não será contabilizado, começando a recontar só quando o safety car sair da frente do pelotão no reinício. Em princípio, o cronómetro das 24 horas não é parado.
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