Foi apresentado oficialmente esta terça-feira o novo Nissan Leaf – 15 anos depois de, na sua primeira geração, ter sido o primeiro automóvel elétrico produzido em massa.
E a marca japonesa está determinada em continuar a provar que este tipo de tecnologia pode ser uma alternativa credível aos motores a combustão – tendo concebido o novo Leaf “para ultrapassar as principais barreiras à adoção de veículos elétricos“.
Grupos propulsores
Na versão standard, a autonomia WLTP atinge 436 km, com uma capacidade útil de bateria nos 52 kWh. Já a versão Extended tem uma bateria de 75 kWh que assegura até 604 km de autonomia WLTP. O carregamento rápido permite recuperar até 417 km em meia hora, dependendo da homologação. Há função V2L (Vehicle-to-Load), através da qual é possível carregar dispositivos externos a partir do automóvel – incluindo pequenos eletrodomésticos.
O motor Standard debita 130 kW de potência e 345 Nm de binário, enquanto na variante Extended a potência é de 160 kW e o binário de 355 Nm. A velocidade máxima é comum (160 km/h), mas em Standard a aceleração dos 0 aos 100 km/h demora mais um segundo (8,6 segundos).
Design
Novo Nissan Leaf, visto de trás lateralmente.© Nissan
O Nissan Leaf foi desenhado no Estúdio de Design Global da Nissan em Atsugi (Japão), com uma silhueta elegante. Eficiente do ponto de vista aerodinâmico, o desenho otimiza o fluxo de ar – incluindo puxadores embutidos nas portas e uma linha de tejadilho fluída.
Encontram-se faróis LED traseiros 3D e sete opções de cores exteriores. A turquesa Luminous Teal é exclusiva deste modelo. As jantes têm desenhos otimizados para o desempenho aerodinâmico e estilo, havendo versões de liga leve de 18 polegadas ou 19 polegadas.
A plataforma modular CMF-EV constitui a base deste automóvel, que tem suspensão frontal MacPherson e suspensão traseira multi-link.
Interior
Vista para o posto de condução do Nissan Leaf.© Nissan
As dimensões compactas de um veículo vocacionado para as cidades não impedem que o interior seja espaçoso – a bagageira, por exemplo, tem 437 litros de espaço de carga. O tejadilho panorâmico é em vidro escurecido. Os acabamentos interiores são em preto ou branco com detalhes em roxo.
O condutor dispõe de assistências. O ProPILOT Assist com Navilink adapta-se às curvas e aos limites de velocidade, havendo igualmente e-Pedal Step e travagem regenerativa (níveis de regeneração ajustáveis através de patilhas de mudanças ou no Controlo Inteligente de Distância).
O controlo de velocidade de cruzeiro inteligente, a assistência à permanência na faixa de rodagem e o sistema de monitorização do condutor fazem parte do equipamento de série. Para facilitar a execução de manobras apertadas, há o sistema de monitorização 3D 8-point Around View e a visualização da estrada em tempo real.
Há Google incorporado com acesso aos Maps para navegação, Assistente e PlayStore. No interior, há dois ecrãs de 14,3 polegadas. A navegação, climatização e comunicação mãos-livres são controláveis. Já a aplicação NissanConnect Services permite aceder de forma remota a vários dados e funções como o estado da bateria, carregamento ou até o planeamento de viagens.
De mencionar, ainda, o sistema de áudio premium Bose Personal Plus. O som da navegação e das chamadas telefónicas é reproduzido, para o condutor, num altifalante integrado no encosto de cabeça do condutor.