Inspirado pelo 499P que já tem três vitórias consecutivas nas 24 Horas de Le Mans, o Ferrari 296 Special com a configuração Piloti Ferrari estreou-se no Circuito de la Sarthe na semana passada.
Esta é uma configuração exclusiva, que celebra os êxitos do construtor de Maranello no Mundial de Resistência (WEC) – em particular esta época, na qual ainda não perdeu qualquer vitória. Também presta tributo aos pilotos cliente da marca.
A especificação só se destina a clientes envolvidos em atividades desportivas oficiais, incluindo não competitivas, pelo que é muito exclusivo. E notam-se as suas inspirações no 499P, o protótipo da Ferrari que disputa a principal classe do WEC (Hypercar).
Há quatro cores disponíveis, todas inspiradas na competição: vermelho Rosso Scuderia, azul Blu Tour de France, preto Nero Daytona e prateado Argento Nürburgring. O esquema decorativo termina com linhas em amarelo Giallo Modena, sendo visível a inspiração no 499P – inclusive pelo logótipo do WEC, que foi pintado à mão.
Por dentro, encontram-se bancos de competição estofados em Alcantara preta, com inserções no tecido à prova de fogo que é empregue nos fatos de competição.
Reforçando o caráter único do carro, uma placa em fibra de carbono identificadora, sendo que a porta em fibra de carbono vem com uma dedicatória exclusiva personalizada para cada cliente.
E termos técnicos, nada muda neste 296 Speciale Piloti Ferrari. Tem uma motorização plug-in híbrida em posição central traseira, cujo motor a combustão é um V6 biturbo 120º de 2.992 centímetros cúbicos e 700 cv de potência com componentes que também proveem da Fórmula 1. Em conjunto com o motor elétrico, a potência situa-se nos 800 cv.m
A parte híbrida sozinha tem 154 cv de potência e uma autonomia de 25 km, enquanto a capacidade da bateria cifra-se nos 7,45 kWh.
A transmissão é automática DCT de oito velocidades. A conceção do carro baixou-lhe o peso, enquanto a carga aerodinâmica é 20 por cento maior por comparação com o Ferrari 296 GTB. Também o chassis foi revisto, com a casa de Maranello a querer um carro mais responsivo e preciso. Uma novidade é a estratégia de extra boost, que disponibiliza a potência máxima para voltas rápidas.
A velocidade máxima é de 330 km/h, enquanto a aceleração dos 0 aos 100 km/h é conseguida em 2,8 segundos. Destaque, também, para os vários sistemas de controlo de eletrónica, como ABS Evo/EBD, EPS, controlo de tração, diferencial eletrónico, entre outros.
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