A Waymo anunciou esta semana o regresso à cidade de Nova Iorque com os seus táxis autónomos – em testes que começarão já no próximo mês.
Segundo a agência Reuters, a empresa também apresentou a candidatura a uma permissão por parte do Departamento dos Transportes da Cidade de Nova Iorque para poder operar autonomamente. No entanto, terão um especialista treinado no posto de condutor.
Enquanto a permissão não surgir, os carros serão conduzidos manualmente, uma vez que a lei do Estado não permite a operação de qualquer tipo de veículo sem um humano a conduzir.
A Waymo declara que não se trata de uma expansão e reiterou a sua intenção de ter viaturas totalmente autónomas na ‘Big Apple’ futuramente.
Esta já não é a primeira tentativa da Waymo para entrar em Manhattan: em 2021, também o tentou, numa ação de recolha de dados e testes – com condução manual.
Nos locais em que já opera, a firma pretende expandir-se. Em breve, também irá alargar a sua oferta na Califórnia, depois de obter a aprovação em maio.
A Waymo opera uma frota de Jaguar I-Pace em cidades como Austin, Los Angeles, San Francisco e Phoenix, tendo planos para se alargar a Atlanta, Miami e até Washington D.C. no próximo ano. Atualmente, há mais de 1.500 carros, mas os planos passam por chegar a mais de 2.000 ao longo do próximo ano.
Por enquanto, a Waymo é a única empresa americana que realiza serviços de robotáxi com passageiros pagantes. No entanto, a Tesla está a caminho de se juntar.
A ‘gigante’ de Elon Musk pretende começar a fazer ensaios na cidade de Austin (Texas) a 22 de junho. Para tal, empregará uma frota de dez Model Y. A segurança ainda gera muitas dúvidas, mas o excêntrico empresário garantiu que está bastante empenhado e atento ao assunto.
Como tal, o serviço da Tesla será operado em teleoperação: ou seja, há um controlo por parte de seres humanos num local diferente, graças a uma rede sem fios.
No entanto, há muita contestação sobre a Tesla em Austin. A problemática da segurança é evocada pelo The Dawn Project, que terá demonstrado em testes que um Model Y autónomo atropelou um manequim ao ultrapassar, de forma irregular, um autocarro escolar.
A Administração Nacional de Tráfego Rodoviário reporta centenas de acidentes envolvendo os Tesla totalmente autónomos FSD, alguns deles com fatalidades a lamentar.
Leia Também: Robotáxi da Tesla enfrenta contestação em Austin