A Huawei tem uma forte ambição nos carros elétricos, e patenteou há pouco tempo uma bateria de estado sólido que é capaz de oferecer uma autonomia de até 3.000 km. Mas não é só.
Segundo o Car News China, esta bateria em estado sólido de 400 a 500 Wh/kg tem carregamento ultra-rápido em apenas cinco minutos. Em termos técnicos, a Huawei propõe uma solução com densidades energéticas duas a três vezes superiores às baterias de iões de lítio convencionais, assim como uma nova abordagem à estabilidade eletroquímica.
Mais segura, com maior autonomia e tempo de carregamento potencialmente muito baixo, a Huawei tem, aqui, um conceito potencialmente revolucionário para a mobilidade elétrica.
Neste momento, a empresa chinesa não produz baterias de potência. Mesmo existindo alguns desafios técnicos e tecnológicos a responder – os próprios custos e preços poderiam torná-las proibitivas – há um forte empenho dos construtores de automóveis elétricos daquele país no que toca ao desenvolvimento de baterias de estado sólido. Até porque alguns dependem de material de fornecedores como a CATL (que prevê lançar a sua primeira bateria de estado sólido em 2027) ou a BYD.
Tal como a Xiaomi, a Huawei é uma tecnológica que, por cá, é mais conhecida pela sua oferta de smartphones e outros aparelhos digitais. No entanto, ambas começaram há alguns anos a dedicarem-se aos carros elétricos.
Ceticismo
Esta patente de uma bateria com 3.000 km de autonomia e carregamento ultra-rápido em cinco minutos gera algum ceticismo – já que, segundo o Car News China, há especialistas que consideram que é uma possibilidade teórica e ainda não há tecnologia de carregamento compatível.
Certo é que há um caminho na indústria para tornar este tipo de carregamento mais generalizado – como as estações de 1.000 kW que estão a ser desenvolvidas pela BYD. Essas seriam capazes de dotar o carro de 400 km de bateria em cinco minutos.
Dotar os carros elétricos de extensas autonomias é outro foco da indústria. No Japão, por exemplo, a Toyota apresentou em 2023 um protótipo que, no seu entender, poderia andar mais de 1.200 quilómetros numa única carga, repondo-a em pouco mais do que cinco minutos.
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