O Volkswagen ID.2 pode ficar ainda mais potente. O modelo ainda só foi apresentado em versão concetual e chegará apenas no próximo ano. Mas já podem também estar na calha outras variantes. Uma é a GTI, outra é a ID.2 R que ficaria no topo da gama – inclusivamente acima do já confirmado GTI.
Segundo a publicação Autocar, fontes da sede da Volkswagen indicam que pode estar a ser desenvolvida esta versão R, contando com um parceiro técnico dos Balcãs especializado em motorizações leves montadas nas rodas.
Isso sugere que o possível ID.2 R teria uma tecnologia nunca antes utilizada pelo fabricante germânico, com motores elétricos nas rodas traseiras. Também manteria um motor elétrico frontal, ficando assim a ser um carro de tração integral.
O conceito não obriga a mudanças caras na plataforma MBE Plus, na qual o ID.2 será assente. Para além disso, seria o ID.2 mais potente: se o GTI com tração às rodas frontais deverá debitar 286 cv de potência, este ID.2 R poderia ter em torno de 400 cv. Seria um carro ágil e com um desempenho assinalável para a sua categoria, ao mesmo tempo que os custos ficariam contidos.
A conceção do Volkswagen ID.2 R estará a considerar em particular a minimização do peso, segundo a Autocar. Quanto ao design, esta possível variante do ID.2 contaria com elementos talhados para si ao nível de carroçaria, chassis, afinação e até de interiores.
É, até, possível manter a capacidade da bagageira tendo em conta que os motores passariam a estar montados nas rodas.
ID.2 GTI é uma certeza
Se o ID.2 R ainda não foi oficialmente anunciado, é um facto consumado que o Volkswagen ID.2 GTI irá existir: “Penso que vamos surpreender-vos com este carro. […]. Começaremos todo o grupo GTI que iremos trazer com o ID.2 GTI”, disse ao TopGear Thomas Schaeffer, da marca alemã.
Conceito ID2. all
Por enquanto, a família Volkswagen ID.2 conta com apenas um modelo oficialmente revelado – o ID.2 all, que foi desvendado no ano passado como um protótipo concetual.
A marca propõe uma nova linguagem de design para modelos elétricos. É o primeiro VW de tração dianteira com base na plataforma MEB. A autonomia WLTP calculada é de até 450 km, com uma bateria que pode ser carregada em cerca de 20 minutos entre os 10 e os 80 por cento.
Quando chegar à produção, o Volkswagen ID.2 deverá ter no equipamento de série tecnologias como IQ.Light, sistema de assistência para a condução parcialmente automatizada e planeador de rotas elétricas. O conceito tem um amplo espaço para os passageiros no interior, assim como para o transporte de bagagem – há capacidade para 490 a 1.330 litros de carga.
O conceito foi desvendado em março de 2023, numa versão próxima da produção em que o interior conta com dois ecrãs: painel de instrumentos de 10,9 polegadas atrás do volante e ecrã tátil de 12,9 polegadas para o sistema de infoentretenimento.
O ID.2 final de produção deverá ser revelado ainda este ano, e a Volkswagen quer fazer jus ao seu nome assegurando que é “o carro do povo”, segundo disse há alguns meses o diretor de vendas, Martin Sander.
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