Com chegada prevista para 2026, o ainda concept car Volkswagen ID.2 já tem confirmada uma versão GTI. E, dentro desta, poderá haver uma variante Clubsport mais potente.
Segundo a publicação britânica Autocar, engenheiros do fabricante alemão confirmaram que se está a trabalhar numa variante superior, visando os 282 cv de potência máxima. A versão de base do ID.2 deverá contar com 226 cv de potência. Ainda assim, este eventual GTI Clubsport ficaria abaixo dos cerca de 400 cv do especulado ID.2 R.
O GTI e o GTI Clubsport irão partilhar a plataforma MEB-21, sendo expectável que também usem o mesmo motor APP550. As maiores diferenças deverão ser ao nível de eletrónica e mecânica, com diversos aspetos aprimorados para a versão Clubsport como o diferencial ou a entrega de binário virtual.
Deve ser, igualmente, incluída uma função de troca de mudança virtual – já que o automóvel é completamente elétrico e não tem uma real caixa de velocidades. É uma tecnologia já usada na indústria e que não é meramente cosmética. Para além disso, e mais importante, tem um impacto positivo no desempenho e segurança da viatura.
Para já, ainda não há uma data de lançamento concreta prevista para o ID.2 nem para as suas potenciais variantes, mas é esperado que chegue ainda este ano.
O protótipo foi revelado em março de 2023 sob a designação ID.2 all, com autonomia de até 450 km e bateria que demora apenas cerca de 20 minutos a recarregar dos 0 aos 80 por cento.
ID.2 R também a caminho?
Também nos últimos dias, a Autocar escreveu sobre o lançamento de um ID.2 R. Esse, sim, seria o topo de gama em potência, com cerca de 400 cv. O carro teria um conceito inovador para a Volkswagen, dois motores no eixo traseiro e um no eixo frontal.
Thomas Schaeffer, diretor da VW, afirmou recentemente ao TopGear que o ID.2 GTI seria “um monstro”, e a primeira das variantes GTI que serão trazidas “com o ID.2 GTI”.
Este ID.2 GTI é o único sobre o qual a Volkswagen se pronunciou oficialmente. Até ao momento, não há quaisquer tomadas de posição ou reações sobre os pretensos futuros ID.2 R e ID.20 GTI Clubsport.
GTI, um sinónimo de desempenho desportivo
Os GTI são os Volkswagen mais talhados a um desempenho desportivo, contando com características aprimoradas que ‘puxam’ pelo seu potencial de rendimento.
Atualmente, os Polo e os Golf têm variantes diferentes (GTI e GTI Clubsport). A sigla irá, agora, ganhar espaço também em modelos elétricos.
Por outro lado, a Volkswagen também empregou a sigla GTX para dois modelos elétricos – o ID4 GTX e o ID.5 GTX. Há cerca de um ano, anunciou que a descartaria, passando a empregar GTI igualmente nos seus modelos elétricos.
Leia Também: Volkswagen ID.2 R no topo de gama com 400 cv de potência?