Sem categoria Novo Jeep Compass eletrificado e com aerodinâmica eficiente

Novo Jeep Compass eletrificado e com aerodinâmica eficiente


Lançado originalmente há quase 20 anos, o Jeep Compass renova-se em 2025. É o mais aerodinâmico de sempre da marca para a Europa, contando com motorizações híbridas e elétricas.

 

Talhado para o mercado europeu, o modelo aposta na sustentabilidade. O SUV está assente na plataforma STLA Medium da Stellantis e, fazendo jus à diversidade do grupo, trabalharam no desenvolvimento as equipas de design e e de engenharia quer da Europa, quer dos Estados Unidos da América.

A Jeep quis aliar as suas proporções verticais de sempre e a eficiência aerodinâmica, introduzindo soluções inovadoras como uma zona inferior totalmente plana ou as Active Grille Shutters (AGS) integradas no para-choques. Estas fecham quando não é necessário o arrefecimento

Também as jantes foram cuidadas do ponto de vista da aerodinâmica, não deixando de ser robustas. Atrás, há arestas definidas, spoiler no tejadilho, cortinas de ar nos arcos das rodas e elementos aerodinâmicos integrados nos vidros. O coeficiente de arrasto foi melhorado em dez por cento, segundo a Jeep – sendo o seu modelo “mais aerodinâmico de sempre no mercado europeu”.

Elétrico ou híbrido

O novo Jeep Compass tanto pode ser elétrico, como híbrido. A variante totalmente elétrica (BEV) tem uma autonomia que pode chegar aos 650 km. Tudo graças a uma bateria de 74 kWh que pode ser recarregada dos 20 aos 80 por cento em menos de 35 minutos. O motor debita 213 cv de potência e 345 Nm de binário.

Há duas opções híbridas. No caso da híbrida plug-in, o automóvel está munido de tração às quatro rodas, até 56 km de autonomia totalmente elétrica e uma potência combinada que pode atingir os 240 cv.

O motor e-Hybrid dispõe de 145 cv de potência combinada, dos quais 136 cv são provenientes de um motor a gasolina. A bateria tem 0,9 kWh de capacidade. O motor elétrico debita 28 cv de potência e 50 Nm de binário, que se juntam aos 230 Nm do motor de combustão. Não é necessário recarregar e a tração é às rodas frontais.

Por dentro do Jeep Compass elétrico e do e-Hybrid, encontra-se um interior espaçoso e confortável em qualquer versão. O painel de instrumentos digital de 10 polegadas e um ecrã de 16 polegadas para o sistema de infoentretenimento. A variante híbrida plug-in possui painel de instrumentos TFT de 10,25 polegadas e ecrã tátil de 10,1 polegadas.

Federico De Medio, Global Program Vehicle Synthesis Manager do novo Jeep Compass, falou assim sobre este modelo: “O novo Compass é mais do que uma evolução; é uma revolução na forma como abordamos a eficiência e o desempenho. Com a integração de soluções aerodinâmicas avançadas desde os primeiros esboços, criámos um veículo que oferece uma redução significativa do arrasto, maior autonomia e melhor economia de combustível em toda a gama, mantendo-se fiel ao ADN da marca Jeep”.

Leia Também: Assim será o novo Jeep Cherokee híbrido

Related Post

Generated by Feedzy