Sem categoria Novos carros da F1 estreiam-se em janeiro: Eis o calendário da pré-época

Novos carros da F1 estreiam-se em janeiro: Eis o calendário da pré-época


Vão ser três os testes de pré-temporada da Fórmula 1 no próximo ano – consideravelmente mais do que tem sido habitual, tendo em conta que os regulamentos irão mudar significativamente.

 

Se em 2025 existiu apenas um teste de três dias no mesmo circuito, em 2026 a Fórmula 1 terá três testes em duas pistas, num total de dez dias.

A estreia em pista dos novos monolugares será de 26 a 30 de janeiro aqui bem perto, no Circuit de Barcelona-Catalunya em Espanha. Este será um teste privado.

Depois, o Bahrain International Circuit em Manama (Bahrein) acolhe dois testes abertos – de 11 a 13 de fevereiro e de 18 a 20 de fevereiro. Como já era sabido, a época começará de 6 a 8 de março com o Grande Prémio da Austrália no Albert Park Circuit em Melbourne.

 

O que muda na Fórmula 1 em 2026?

No próximo ano, a categoria rainha do automobilismo terá uma pequena ‘revolução’, com a introdução de novas regras. As unidades motrizes ficarão mais simples, com o fim da MGU-H e um aumento da potência da MGU-K de geração cinética.

Os motores de combustão manterão a configuração V6 1,6 litros turbocomprimida, mas a potência desce para cerca de 862 cv. No entanto, a potência do conjunto continuará em torno dos 1.000 cv. Serão usados combustíveis 100 por cento sustentáveis.

Quanto à aerodinâmica, irá desaparecer o DRS – que sempre dividiu opiniões – e a distância entre eixos reduziu. Também a largura e o peso serão menores, enquanto os pneus ’emagrecem’ ligeiramente quer atrás, quer à frente. O efeito solo do fundo plano diminuirá.

Pelotão de equipas renovado

Há, também, cinco grandes novidades entre as equipas. A Audi terá uma formação oficial pela primeira vez, construída sob os alicerces da Sauber – que já foi adquirida pelo construtor alemão.

A Cadillac vai estrear-se oficialmente na Fórmula 1, usando por enquanto unidades motrizes Ferrari antes de poder fabricar as suas próprias. Será, pois, um alargamento a 11 equipas.

No campo do fornecimento de motores há três grandes alterações: A Aston Martin forma parceria com a Honda, que volta a ser oficialmente fornecedora de unidades motrizes.

A Alpine deixa de conceber o seu motor, para passar a ser cliente da Mercedes, enquanto a Red Bull e a Racing Bulls terão motorização própria em parceria com a Ford.

Pré-época da Fórmula 1 em 2026

26 a 30 de janeiro: Circuit de Barcelona-Catalunya (Barcelona, Espanha) – Teste privado
11 a 13 de fevereiro: Bahrain International Circuit (Manama, Bahrein)
18 a 20 de fevereiro: Bahrain International Ciruit (Manama, Bahrein)

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