Dias depois de encetar os testes de um serviço de robotáxi em Austin, a Tesla completou a sua primeira entrega totalmente autónoma de um automóvel ao cliente.
O fundador da empresa, Elon Musk, revelou que a entrega foi completada um dia antes do prazo previsto: “A primeira entrega totalmente autónoma de um Tesla Model Y desde a fábrica até à casa do cliente a atravessar a cidade, incluindo autoestradas, foi completada um dia antes do prazo!! Parabéns às equipas de IA da Tesla, quer de software, quer de design de chips de IA”, escreveu no X (antigo Twitter).
Nas redes sociais, a Tesla também assinalou o momento, fornecendo alguns detalhes: “Primeira entrega autónoma de um carro ao nível mundial! Este Tesla conduziu sozinho da Gigafactory Texas até à casa do seu novo proprietário – a cerca de 30 minutos de distância – atravessando estacionamentos, autoestradas e a cidade para chegar ao novo proprietário”.
A publicação incluiu um vídeo, que pode ver também neste artigo.
World’s first autonomous delivery of a car!
This Tesla drove itself from Gigafactory Texas to its new owner’s home ~30min away — crossing parking lots, highways & the city to reach its new owner pic.twitter.com/WFSIaEU6Oq
— Tesla (@Tesla) June 28, 2025
Apesar de ter capacidades de condução totalmente autónomas, o Tesla Model Y requer que o condutor mantenha as mãos no volante e estejam prontos a intervir a qualquer momento – algo que vem expresso no manual do carro.
Assim, é uma autonomia supervisionada, quando este tipo de tecnologias ainda levanta muitas dúvidas e receios de segurança – até porque já se registaram alguns incidentes. No entanto, no vídeo desta entrega totalmente autónoma, não há um condutor a bordo.
E Elon Musk confirmou no X que, de facto, não existiu qualquer intervenção humana durante o processo: “Não existiram pessoas no carro e não existiram operadores remotos em nenhum momento. Totalmente autónomo!”.
A Administração Nacional da Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA) dos Estados Unidos da América encontra-se a investigar possíveis defeitos nos sistemas de condução 100 por cento autónoma dos Tesla – cujo início dos testes do robotáxi em Austin ficaram marcados pela deteção de algumas infrações como até circular em contramão.
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