Tim Mayer vai ser candidato a presidente da FIA – Federação Internacional do Automóvel nas eleições que se realizam a 12 de dezembro deste ano. Mohammed Ben Sulayem irá lutar para manter o cargo para o qual foi eleito em 2021.
O americano de 59 anos é filho de Teddy Mayer, histórico cofundador da McLaren, e segundo a Sky Sports F1 apresentou a sua candidatura esta sexta-feira perto de Silverstone antes do Grande Prémio da Grã-Bretanha de Fórmula 1.
Citado por aquela cadeia televisiva, Tim Mayer explicou o mote da sua candidatura: “Chama-se ‘FIA Forward’ [‘FIA para a frente’] porque é o momento para nova energia, novo foco e integridade renovada no coração da nossa federação”.
Em novembro passado, Tim Mayer terá sido despedido por mensagem do cargo de comissário de Fórmula 1 que ocupou durante 15 anos. No entanto, negou que se candidate por vingança.
Na origem do despedimento, esteve a sua posição como delegado alternado para os Grandes Prémios nos Estados Unidos da América. Nesse âmbito, liderou o Circuito das Américas numa audiência de direito de revisão na sequência de uma multa por invasão de pista pelos adeptos.
Assim, haverá pelo menos dois candidatos às eleições para a presidência da FIA, que serão a 12 de dezembro no Uzbequistão. Mohammed Ben Sulayem procura um segundo mandato de quatro anos, enquanto Tim Mayer quer liderar a renovação na entidade federativa depois de quatro anos marcados por muitas controvérsias relativas à gestão do líder oriundo dos Emirados Árabes Unidos.
Carlos Sainz chegou a ponderar avançar, mas acabou por não o fazer – alegando que as circunstâncias não se proporcionavam a uma candidatura. O piloto espanhol ainda está em atividade no todo-o-terreno do mais alto nível, preparando-se para disputar mais uma edição do Dakar em janeiro de 2026.
Tim Mayer não só foi comissário na Fórmula 1 durante 15 anos, como também exerceu funções semelhantes noutros campeonatos. Também trabalhou noutras funções dentro do desporto motorizado, chegando a ocupar diversos cargos de liderança superior na antiga CART, na IMSA e nas ALMS.
Fundada a 20 de junho de 1904, a FIA atua a vários níveis do setor automóvel – incluindo no tráfego, segurança rodoviária e defesa dos interesses da indústria, organizações e utilizadores de carros. Mas é mais conhecida pela sua tutela de campeonatos desportivos, sendo alguns dos mais mediáticos os Mundiais de Fórmula 1, de Ralis e de Resistência.
Leia Também: Carlos Sainz fora da corrida à presidência da FIA