Já é conhecido o novo SUV elétrico médio da Kia – o Kia EV5. O carro foi lançado oficialmente esta terça-feira, chegando à Europa nos próximos meses.
Assente na filosofia de design ‘Opposites United’ (‘Opostos Unidos’) da marca coreana, o carro tem proporções equilibradas e a postura típica de um SUV. A parte dianteira inclui um amplo ‘nariz’, sendo que as luzes diurnas formam um ‘Star Map’ tridimensional.
Na vista lateral do Kia EV5, salta à vista um carro dominado por formas quadradas, incluindo os guarda-lamas, e as superfícies lisas – os puxadores das portas estão embutidos na carroçaria. Houve um grande cuidado com o design dos arcos das rodas e das jantes de 19 polegadas (GT-Line) ou 18 polegadas (Base Line).
O porta-bagagens é amplo e o grupo ótico traseiro liga o carro verticalmente, com o para-choques a contribuir igualmente para uma silhueta digna de um SUV.
O Kia EV5 é totalmente elétrico, assente na Plataforma Modular Elétrica Global (E-GMP) da Hyundai. Possui um motor com 160 kW de potência, num carro de duas rodas motrizes. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em 8,4 segundos.
Kia EV5 visto de lado e parte da traseira.© Kia
Há duas opções de bateria. A versão Base Line tem 60,3 kWh de capacidade e uma autonomia de 530 km em ciclo WLTP, ao passo que a GT-Line surge com 81,4 kWh de capacidade e 505 km de autonomia. Em carregamento rápido, a reposição dos 10 aos 80 por cento demora meia hora.
Há funcionalidades Vehicle to Load (V2L) e Vehicle to Grid (V2G), que permitem que o carro seja também uma fonte de energia para usar em situações como campismo ou emergências. A capacidade de reboque atinge os 1.200 kg.
Por dentro, o novo Kia EV5 revela-se espaçoso e minimalista. O painel de instrumentos consiste num ecrã de 12,3 polegadas, juntando-se um ecrã para o sistema de infoentretenimento nas mesmas dimensões e um ecrã de controlo climático de cinco polegadas.
O Navigation Cockpit conectado suporta atualizações de software over-the-air, sendo também possível adquirir bens digitais na Kia Connected Store. Entre as tecnologias disponíveis, há Digital Key 2.0, reconhecimento de impressão digital, assistente de inteligência artificial da Kia e o sistema de som premium Harman Kardon. O Blue Motion Symphony dota o carro de uma identidade sonora orientada para o futuro.
O interior do novo Kia EV5 (parte frontal)© Kia
A consola central do Kia EV5, ampla, tem um design novo que maximiza o espaço de armazenamento e a usabilidade.
Há práticas mesas nos encostos dos bancos traseiros. Os bancos da segunda fila traseira são totalmente rebatíveis, ligando-se ao porta-bagagens para criar um amplo espaço. Há um sistema de controlo climático de três zonas.
Em termos de assistência à condução, o leque é vasto: Highway Driving Assist 2 com Hands-On-Detection para manter distâncias de segurança e o veículo centrado na faixa, assim como mudanças de faixa suaves e ainda manter uma posição ideal em autoestrada. Já o Remote Smart Parking Assist apoia na direção, aceleração e travagem para espaços de estacionamento apertados com controlo remoto.
O Kia EV5 integra, também, sistemas de prevenção de colisão de tráfego cruzado traseiro, assistência de prevenção de colisão de ângulo morto e assistência de prevenção de colisão frontal.
Leia Também: Kia abandona GTs a combustão: “É preciso atender aos regulamentos”