Sem categoria Espanha diz ‘adeus’ ao triângulo de pré-sinalização com novo dispositivo

Espanha diz ‘adeus’ ao triângulo de pré-sinalização com novo dispositivo


Num esforço para aumentar a segurança nas estradas, Espanha vai eliminar o uso do triângulo de pré-sinalização de emergência – substituindo-o por um dispositivo de emergência a 1 de janeiro de 2026 conhecido como V-16 ou ‘Help Flash’.

 

Este é um aparelho luminoso intermitente com geolocalização que se coloca no tejadilho do veículo, sem necessidade de abandonar o habitáculo numa emergência como avaria ou acidente. É visível a 360 graus e a uma distância de até um quilómetro.

Com este dispositivo, o condutor e demais ocupantes de uma viatura não têm de se expor ao tráfego fora da mesma de modo a colocar o triângulo de pré-sinalização tradicional.

É, pois, uma mais-valia no que toca ao reforço da segurança, em particular quando se trata de vias rápidas e autoestradas em que a circulação rodoviária se desenrola a velocidades mais elevadas.

Assim, pode mitigar-se o risco de acidentes secundários, a resposta dos serviços de emergência é aprimorada e os condutores ficam menos expostos aos perigos da estrada. Há, também, uma informação mais atualizada e em tempo real para os demais utentes da via.

O V-16 será obrigatório nos veículos matriculados em Espanha, sendo a única opção válida a partir de 1 de janeiro de 2026. Deve estar homologado e ligado à plataforma DGT 3.0. Para além da função de sinalização, também transmite a localização do veículo às autoridades.

E os estrangeiros?

A obrigatoriedade do dispositivo V-16 abrange, apenas, viaturas com matrícula espanhola. Por isso, se se deslocar desde Portugal com um veículo registado no país, o triângulo continua a ser válido. Do mesmo modo, os condutores espanhóis estão autorizados a usar o V-16 em Portugal.

‘Help Flash’ em Portugal

No que toca a Portugal, o ‘Help Flash’ já está disponível para adquirir. No entanto, não é obrigatório nem substitui o triângulo clássico, que tem de continuar a ser usado mesmo sendo complementado com esta nova tecnologia.

O Auto ao Minuto contactou o Instituto da Mobilidade e dos Transportes para saber se existem planos para introduzir, formalmente, o dispositivo em Portugal. Na hora de publicação deste artigo, ainda não tinha obtido uma resposta.

Leia Também: Está a circular bem nas rotundas? Saiba o que diz a lei

Related Post

Generated by Feedzy