Mais potência e não só. O Aston Martin Vantage S é a versão de maior desempenho do Vantage e vai fazer a sua estreia pública este fim de semana no Festival da Velocidade de Goodwood.
O construtor britânico continua, assim, a aplicar a identidade ‘S’ a variantes de alto desempenho, depois de ter feito o mesmo recentemente com o DBX S.
Este novo Vantage tem um motor V8 biturbo de 4,0 litros, com potência máxima aumentada para 680 cv às 6.000 rotações por minuto. O binário atinge os 800 Nm entre as 3.000 e as 6.000 rotações por minuto.
É possível atingir 325 km/h de velocidade (inalterada), enquanto a aceleração dos 0 aos 100 km/h se concretiza em 3,4 segundos – uma ligeira melhoria, graças ao sistema de Launch Control otimizado.
Existe uma afinação específica de elementos mecânicos e uma calibração do software dos amortecedores adaptativos Bilstein DTX. A mola traseira teve a sua rigidez reduzida, assim com os apoios da transmissão. A Aston Martin quis manter o conforto do Vantage, dotando-o simultaneamente de maior agilidade e aderência da secção dianteira.
O subchassis traseiro foi montado diretamente na carroçaria, o que melhora a resposta imediata e a ligação à direção. O fabricante procedeu também a ajustes nas regulações do camber, convergência e caster da suspensão no sentido de ter uma resposta melhorada e uma aderência dianteira maior em situações de cargas laterais elevadas.
Em termos de design, o Aston Martin Vantage S tem alguns elementos distintivos como as lâminas do capot em posição central que possuem acabamento em Gloss Black ou fibra de carbono. Melhoram, também, a extração do ar quente do motor. Os guarda-lamas dianteiros possuem o emblema ‘S’ feito à mão, preenchido com esmalte de vidro vermelho e com moldura em cromado brilhante ou escuro (à escolha do cliente).
Atrás, encontra-se um spoiler que se estende em toda a largura do tejadilho, vincando o caráter mais desportivo do automóvel. Para além da estética, proporciona um aumento de 44 kg na carga aerodinâmica traseira à velocidade máxima. Ajuda a aumentar a estabilidade e a direcionar o equilíbrio global da carga aerodinâmica para a parte frontal. É ainda possível incluir jantes de 21 polegadas com raios em Y na cor preta Satin Black com grafismo vermelho.
Por dentro, o Aston Martion Vantage S está adornado com logótipos ‘S’ bordados na mesma cor do painel superior dos bancos, enquanto as asas do emblema da marca estão bordados nos encostos de cabeça.
Opcionalmente, é possível incluir o botão rotativo de controlo dos modos de condução em metal serrilhado com acabamento anodizado em vermelho ou prateado – em combinação com os cintos de segurança, debrum de contraste, costuras contrastantes e bordado dos encostos de cabeça.
O interior Inspire Sport está disponível em pele semi-anilina e em pele semi-anilina e Alcantara numa ou duas cores.
Leia Também: Valkyrie LM. A versão para amadores do Aston Martin de Le Mans