O Porsche Cayenne Electric está cada vez mais perto de chegar e, mesmo antes da apresentação oficial, apareceu na Rampa de Shelsley Waslsh no Reino Unido, numa versão protótipo camuflada não muito distante da que será final. E com direito a recorde.
O novo carro elétrico da marca de Estugarda participou neste evento clássico, conduzido por Gabriela Jílková (piloto de desenvolvimento da Porsche para o Mundial de Fórmula E). E bateu logo o recorde do traçado para um SUV, em mais de quatro segundos (completou o percurso em 31,28 segundos).
A piloto checa comentou: “O circuito é desafiante e não perdoa erros. Não há zonas de escapatória e há pouca margem para corrigir. Mas a suspensão ativa dá ao novo Cayenne estabilidade e precisão enormes. Senti-me sempre totalmente confiante”.
O veículo utilizado nesta ocasião estava equipado com o Porsche Active Ride, que será disponibilizado no futuro modelo de produção. Este sistema mantém sempre o nível da carroçaria, incluindo em travagem dinâmica e nos processos de viragem e aceleração.
O poder de aceleração do Porsche Cayenne Electric também ficou evidente, ao cumprir os primeiros 18,3 metros em 1,94 segundos – desempenho apenas à altura de monolugares de competição com pneus slick específicos.
Vê-se um Cayenne com linhas similares às do modelo atual, mas algumas diferenças. No entanto, nesta fase ainda não há um design final, sendo prematuro tirar ilações sobre o que esperar – até porque a camuflagem o dificulta.
De referir que o automóvel irá, agora, ser exibido no Festival de Velocidade de Goodwood já a partir desta quinta-feira (10 de julho) e até domingo (dia 13 de julho).
Para além do seu desempenho em termos dinâmicos, o Porsche Cayenne elétrico exibiu o seu poder de transporte de carga. O apresentador de televisão Richard Hammond utilizou este protótipo camuflado para transportar um pesado automóvel clássico com mais de duas toneladas num atrelado – como parte de uma produção. Desafio que este Porsche cumpriu com sucesso, até porque foi concebido para ter uma capacidade de reboque de até 3,5 toneladas dependendo da configuração.
Leia Também: Entregas da Porsche quebram 6% até junho; quase 900 foram em Portugal