Sem categoria UE atribui 852 milhões a inovação em baterias para veículos elétricos

UE atribui 852 milhões a inovação em baterias para veículos elétricos


Seis projetos pioneiros de baterias para veículos elétricos vão receber, ao todo, 852 milhões de euros em apoios da União Europeia, no âmbito do Fundo de Inovação lançado em dezembro passado.

 

As verbas são provenientes do Sistema de Comércio de Licenças de Emissão da União Europeia. Bruxelas pretende, assim, “acelerar o crescimento e o investimento na indústria do fabrico de baterias da UE“.

Os projetos em causa são o ACCEPT (Automotive Cells Company ACC) e AGATHE (Verkor), de França; CF3_at_Scale (Cellforce Group) e WGF2G (Lechlanche), da Alemanha; NOVO One (NOVO Energy), da Suécia; e 46inEu (LG Energy Solution), da Polónia.

Segundo uma nota da Comissão Europeia, todos estes projetos deverão começar a operar antes de 2030, sendo apoiados nas despesas de capital e operacionais. As verbas serão distribuídas mediante o cumprimento de metas, sendo que parte do dinheiro poderá ser disponibilizado antes de as operações começarem – de modo a apoiar a fase de investimento.

A expectativa é que estas iniciativas reduzam as emissões de gases com efeito de estufa no equivalente a cerca de 91 toneladas de dióxido de carbono ao longo dos dez primeiros anos de atividade. A capacidade combinada permitirá produzir algo como 56 gigawatt-horas de células de baterias para veículos elétricos todos os anos.

Os seis projetos apoiados foram selecionados por peritos independentes, que avaliaram sete critérios. Ao todo, o Fundo de Inovação 24 Battery recebeu 14 propostas de oito países, sendo que 13 foram elegíveis. O Fundo de Inovação tem por objetivo “impulsionar o investimento em tecnologias de ponta de baixo carbono e zero emissões, para apoiar a transição da Europa para a neutralidade climática”.

Wopke Hoekstra, Comissário Europeu para o Clima, Zero Emissões e Crescimento Limpo, afirmou: “O investimento de 852 milhões de euros no fabrico europeu de células de bateria para veículos elétricos concretiza os nossos objetivos de aumentar a competitividade e apoiar tecnologias de descarbonização pioneiras. Com cada chamada do Fundo de Inovação, demonstramos o papel chave do Sistema de Comércio de Licenças de Emissão da UE para tornar a nossa indústria inovadora e preparada para o futuro. Esta primeira chamada dedicada a baterias mostra que estamos comprometidos para com o cumprimento do Plano de Ação Industrial para o Setor Automóvel Europeu. Queremos que o fabrico europeu de baterias prospere graças a tecnologias inovadoras e limpas que nos irão aproximar de materializar a transição industrial limpa”.

Leia Também: Como preservar a bateria de um carro elétrico nos dias quentes de verão

Related Post

Generated by Feedzy