Sem categoria Vendas de elétricos crescem 28%, impulsionadas pela Europa e China

Vendas de elétricos crescem 28%, impulsionadas pela Europa e China


O mercado de veículos elétricos regista crescimento em 2025, com as vendas a aumentarem 28 por cento nos primeiros seis meses do ano face ao período homólogo do ano passado.

 

Os dados são da empresa especialista em pesquisa de mercado Rho Motion, apontando também para um aumento de 24 por cento nas vendas em junho de 2025 face ao mesmo mês de 2024 e de sete por cento ao comparar com maio.

Na primeira metade do ano, foram vendidos 9,1 milhões de veículos elétricos em todo o mundo, dos quais 5,5 milhões foram na China (mais 32 por cento) e dois milhões na Europa (mais 26 por cento). Estes foram os mercados que mais impulsionaram o crescimento global.

No que à Europa diz respeito, Espanha destaca-se, com um avanço de 85 por cento na venda de elétricos, ao passo que França caiu 13 por cento depois de ter cortado nos subsídios. Também os plug-in híbridos cresceram no continente (27 por cento) entre janeiro e junho.

Já quanto ao mercado chinês, a Rho Motion espera que o crescimento continue no que resta do ano, uma vez que se antecipa a disponibilidade de mais financiamento.

Pelo contrário, há um abrandamento das vendas na América do Norte, particularmente no Canadá com uma descida de 23 por cento.

E os Estados Unidos da América poderão vir a sentir dificuldades no mercado dos veículos elétricos, na sequência do anúncio do fim dos incentivos à aquisição após 30 de setembro. No entanto, até ao fim de junho até houve um crescimento de seis por cento.

Charles Lester, Data Manager da Rho Motion, afirmou ao site da empresa: “Os dados das vendas de veículos elétricos da primeira metade de 2025 mostram que a China e a Europa estão na frente em termos de transição elétrica. Mais de um em cada dois veículos elétricos vendidos no mundo estão a ser comprados na China e cerca de metade dos novos carros adquiridos no país são elétricos. […]. O crescimento europeu, embora forte, não foi uniforme na região. O Reino Unido e a Alemanha estão a liderar o caminho, deixando França para trás enquanto condutores sensíveis ao preço continuam a estar à mercê de subsídios. A América do Norte, e em particular o Canadá, está a viver um abrandamento das vendas de veículos elétricos em 2025. Com os mais recentes cortes de [Donald] Trump, os EUA podem ter dificuldades para ver qualquer crescimento no mercado de veículos elétricos no geral em 2025”.

Vendas de veículos elétricos em 2025 vs. 2024

Global: 9,1 milhões (mais 28 por cento)
China: 5,5 milhões (mais 32 por cento)
Europa: 2 milhões (mais 26 por cento)
América do Norte: 900 mil (mais 3 por cento)
Resto do Mundo: 700 mil (mais 40 por cento)

Leia Também: Veículos elétricos? Bruxelas “não aceita práticas de ‘dumping'” da China

Related Post

Generated by Feedzy