Sem categoria Poderá um Honda Type R ser elétrico? Eis o que diz responsável da Honda

Poderá um Honda Type R ser elétrico? Eis o que diz responsável da Honda


Recentemente, foi apresentado o Honda Civic Type R Ultimate Edition – uma edição limitada a 40 unidades que assinala o fim do icónico carro para o mercado europeu.

 

Para já, a série Type R não é elétrica, mas não é algo que esteja completamente fora de hipóteses num futuro mais distante. Tomoyuki Yamagami, líder de projeto para o Prelude, revelou à Auto Express: “O Type R pode ser qualquer coisa no futuro, dependendo das exigências do mercado. O Type R não está dependente de uma unidade motriz turbo”.

O nipónico não entrou em detalhes, mas explicou que a ‘família’ Type R está relacionado à “capacidade de aprimorar ao máximo os atributos dinâmicos”.

Posto isto, um eventual Type R elétrico futuro não deverá estar perto de surgir – até porque especula-se que o foco do construtor reside, agora, em modelos híbridos. A aposta é forte, com a pretensão de lançar em todo o mundo 13 modelos híbridos da próxima geração num espaço de quatro anos desde 2027

Para além disso, Toshihiro Akiwa, diretor do Centro de Desenvolvimento BEV da Honda, admitiu no início do ano que há desafios a superar de modo a que um carro elétrico dê as sensações pretendidas: “Como podemos proporcionar a alegria de conduzir? Claro que não desistimos, mas não tem só a ver com potência; tem a ver com som, vibração, aceleração e a experiência humana“.

Há sensações associadas a motores de combustão difíceis ou impossíveis de replicar num carro elétricos. Mas já há modelos de desempenho, como os Hyundai Ioniq 5 N e 6 N, que simulam o som e até as passagens de caixa.

No passado mês de abril, surgiram notícias sobre duas patentes da Ferrari no sentido de seguir soluções similares no futuro. O construtor assegurou mesmo que “os engenheiros estão atualmente a trabalhar em ‘assinaturas sonoras’ para os seus veículos elétricos. Esse futuro modelo deverá ser desvendado, apenas em 2026.

Os modelos Type R da Honda começaram com o NSX Type R em 1992, estendendo-se a outros nos anos seguintes. Mas foi mesmo no Civic que esta linhagem ganhou fama, sendo um automóvel rapidamente associado à designação. Mas outros modelos também tiveram versões em algum momento, como o Accord Type R e o Integra Type R.

A Ultimate Edition do Civic Type R recentemente anunciada tem pormenores cosméticos únicos, como o tejadilho negro, spoiler e outras peças em fibra de carbono, logótipo dedicado ou a gift box associada e o emblema numerado de 1 a 40 (serão produzidas, apenas, 40 unidades).

O automóvel tem um motor com 1.996 centímetros cúbicos de cilindrada, associado a uma caixa de velocidades manual. A potência pode chegar aos 329 cv, enquanto o binário é de 420 Nm. A velocidade atinge os 275 km/h, com aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos.

Têm vindo a surgir cada vez mais modelos elétricos de desempenho no mercado. Para além dos já citados Hyundai N, a Alpine lançou recentemente o A290. Outros exemplos são o Audi RS e-tron GT ou o Porsche Taycan.

Leia Também: Os detalhes do último Honda Civic Type R para a Europa em vídeo

Related Post

Generated by Feedzy